DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA VELHA AO MERCADO DO PORTO: UTILIZANDO PONTOS TURÍSTICOS DE CUIABÁ-MT COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Marcelo Luiz da Silva IFMT
  • Thielide Veronica da Silva Pavanelli Troian UNEMAT
  • Germano Guarim Neto UFMT
  • Edna Lopes Hardoim UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p292-303.id93

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Ensino de ciências, Espaços não formais

Resumo

Neste relato de experiência serão apresentados dois locais públicos de Cuiabá-MT, amplamente utilizados como locais turísticos, potenciais espaços não formais de aprendizagem. Tanto o Museu do Morro, quanto o Mercado do Porto são espaços urbanos, com fácil acesso, o que possibilita o deslocamento de professores e alunos para ambos os lugares. O artigo traz a sugestão de abordagem interdisciplinar, envolvendo os professores de física, química, matemática, biologia, geografia e história. Descrevemos algumas possibilidades didáticas, para que os professores possam realizar sua prática com a finalidade de instigar em seus alunos o prazer pela aprendizagem. Valorizando o processo de ensino e aprendizagem a partir de aulas de campo ou aulas visitas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Luiz da Silva , IFMT

Doutorando em educação em Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC). Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Thielide Veronica da Silva Pavanelli Troian , UNEMAT

Doutoranda em educação em Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC).Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Germano Guarim Neto , UFMT

Doutor em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Edna Lopes Hardoim , UFMT

Doutora em ecologia e recursos naturais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Referências

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional (2 ed.). Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.

AMADO, M. V.; CAZAROTO, R. B.; ALENCAR, I. C. C. Educação ambiental: legislação e considerações sobre sua prática em espaço não formal de ensino. In: LEITE, S. Q. M. Práticas experimentais investigativas em ensino de ciências. Vitória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigilância e controle da qualidade da água para consumo humano/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 212 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) ISBN 85-334-1240-1

CESAR, D. M.; CAMPOS, C.R.P. Percepções ambientais em uma aula de campo no ensino de ciências: o que dizem os estudantes. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Anais...

CUIABÁ. Ponto Turístico: Museu da Caixa D’água abre espaço para exposição de artistas, 2017. Disponível em: <http://www.cuiaba.mt.gov.br/imprime.php?cid=15750&sid=30>. Acesso em 05 de dezembro de 2017

COLLEY, H.; HODKINSIN, P.; MALCOLM, J. Non-formal learning: mapping the conceptual terrain. A consultation report, Leeds: University of Leeds Lifelong Learning Institute. 2002. Disponível em: <http://www.infed.org/archives/e-texts/colley_informal_learning.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2017.

GOHN, M. G. Educação não-formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez, 2001.

GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n.50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

JACOBUCCI, D. F. C. - Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. EM EXTENSÃO, Uberlândia, V. 7, 2008.

HARDOIM, E. L.; CASTRO, E. B.; FERREIRA, L. A. D.; MIYAZAKI, R. D.; FERREIRA, M. S. F. D., Biologia no cotidiano doméstico: abordagens voltadas para educação básica. Cuiabá: Carlini & Caniato Editorial, 2010.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educ. Soc. vol.22 no.74 Campinas Apr. 2001.

SENICIATO, T; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 10, n. 1, p. 133-147, mar. 2004.

TORRES, C. M. A.; FERRARO, N. G.; SOARES, P. A. T., Física – Ciência e Tecnologia, vol. 1, 2°ed., São Paulo, Moderna, 2010.

VASCONCELLOS, C.S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

LUIZ DA SILVA , Marcelo; VERONICA DA SILVA PAVANELLI TROIAN , Thielide; GUARIM NETO , Germano; HARDOIM , Edna Lopes. DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA VELHA AO MERCADO DO PORTO: UTILIZANDO PONTOS TURÍSTICOS DE CUIABÁ-MT COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 292–303, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p292-303.id93. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/632. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias