DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA VELHA AO MERCADO DO PORTO: UTILIZANDO PONTOS TURÍSTICOS DE CUIABÁ-MT COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Marcelo Luiz da Silva IFMT
  • Thielide Veronica da Silva Pavanelli Troian UNEMAT
  • Germano Guarim Neto UFMT
  • Edna Lopes Hardoim UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p292-303.id93

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Ensino de ciências, Espaços não formais

Resumo

Neste relato de experiência serão apresentados dois locais públicos de Cuiabá-MT, amplamente utilizados como locais turísticos, potenciais espaços não formais de aprendizagem. Tanto o Museu do Morro, quanto o Mercado do Porto são espaços urbanos, com fácil acesso, o que possibilita o deslocamento de professores e alunos para ambos os lugares. O artigo traz a sugestão de abordagem interdisciplinar, envolvendo os professores de física, química, matemática, biologia, geografia e história. Descrevemos algumas possibilidades didáticas, para que os professores possam realizar sua prática com a finalidade de instigar em seus alunos o prazer pela aprendizagem. Valorizando o processo de ensino e aprendizagem a partir de aulas de campo ou aulas visitas.

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Biografia do Autor

Marcelo Luiz da Silva , IFMT

Doutorando em educação em Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC). Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Thielide Veronica da Silva Pavanelli Troian , UNEMAT

Doutoranda em educação em Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC).Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Germano Guarim Neto , UFMT

Doutor em Ciências Biológicas. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Edna Lopes Hardoim , UFMT

Doutora em ecologia e recursos naturais, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

LUIZ DA SILVA , Marcelo; VERONICA DA SILVA PAVANELLI TROIAN , Thielide; GUARIM NETO , Germano; HARDOIM , Edna Lopes. DO MORRO DA CAIXA D’ÁGUA VELHA AO MERCADO DO PORTO: UTILIZANDO PONTOS TURÍSTICOS DE CUIABÁ-MT COMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 292–303, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p292-303.id93. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/632. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias