O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS
PDF
.

Métricas

  • Visualizações 615
  • PDF downloads: 408

Como Citar

BITENCOURT, L. P.; SILVA, A. E. da. O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS RELAÇÕES ENTRE AS TEORIAS MATEMÁTICAS E AS APLICAÇÕES PRÁTICAS NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES: UM OLHAR DE UM GRUPO DE PROFESSORAS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 8-27, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/563. Acesso em: 13 abr. 2021.

Resumo

Neste artigo são abordados os resultados parciais da pesquisa desenvolvida na Pós-Graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática. A questão-problema que tangenciou o processo de pesquisa foi: Os professores que ensinam matemática, participantes da pesquisa, abordam as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano dos estudantes e consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram? Assim, objetivou-se analisar se os professores de Matemática abordam, em suas ações pedagógicas, as relações entre as teorias matemáticas e as aplicações práticas existentes no cotidiano e se consideram que adquiriram essa competência e habilidade durante a licenciatura que cursaram. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com dados coletados através de um questionário aplicado a um grupo de cinco professoras que ensinavam Matemática na Educação Básica, as quais eram graduadas na licenciatura em Matemática da UNEMAT/ Cáceres e cursavam a referida Pós-Graduação lato sensu em que a pesquisa foi realizada. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino-aprendizagem; Relação Teoria-Prática; Currículo de Matemática da Educação Básica.  
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p8-27.id563
PDF

Downloads

Não há dados estatísticos.