CENTRO CULTURAL DOS POVOS DA AMAZÔNIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p302-316.id304

Palavras-chave:

Relato de experiência, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Espaços não formais

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada durante o estágio docência do curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia desenvolvido com a turma de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas, na disciplina Prática de Ensino de Biologia – Estágio Supervisionado IV, em uma aula prática realizada no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Manaus-AM. Esse relato de experiência tem como objetivo descrever como ocorreu a visita a esse espaço não formal e mostrar as possibilidades de ensinar ciências em um ambiente predominantemente histórico. A visita ao local possibilitou aos alunos condições de aprendizagem que habitualmente não haveria em sala de aula. Na visita realizada, criaram-se possibilidades de aumentar o conhecimento de todos acerca da história dos povos amazônicos associado de forma interdisciplinar aos conhecimentos científicos.

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Biografia do Autor

Karoline Duarte Lopes, UEA

Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Hiléia Monteiro Maciel Cabral, UFMT

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFMT) Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Cirlande Cabral da Silva, UFMT

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UFMT) Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

DUARTE LOPES, Karoline; MACIEL CABRAL, Hiléia Monteiro; CABRAL DA SILVA, Cirlande. CENTRO CULTURAL DOS POVOS DA AMAZÔNIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 302–316, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p302-316.id304. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/563. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias