A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA

Autores

  • José Vinicius da Costa Filho Professor do Instituto Federal de Mato Grosso
  • José Vinicius da Costa Professor do Instituto Federal de Mato Grosso
  • Lyssa Gonçalves-Costa UFMT

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.45

Palavras-chave:

Prática docente, Evasão, PROEJA

Resumo

Este artigo demonstra qual a percepção dos principais burocratas de nível de rua (gestores e docentes) atinente à relação da prática docente e a evasão dos cursos PROEJA do IFMT – Campus Cuiabá. O desenho da presente pesquisa descritiva utiliza a abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados percebidos apontam que os dois grupos analisados possuem: (1) visões semelhantes, entendendo que, em alguma medida, a prática docente afeta a evasão dos cursos analisados, bem como que existiu deficiência na capacitação docente e apoio institucional geral no que se refere ao PROEJA; (2) visões dissonantes de como essa prática docente afeta a evasão, na medida em que os gestores creditaram aos docentes um sentimento de preconceito em relação ao PROEJA com consequência de sua não adequação aos objetivos do programa (incluindo a prática docente), por outro lado, os professores entendem que, mesmo na falta de apoio institucional, prestam o serviço necessário aos discentes desse programa, bem como se preocuparam em adequar e adaptar sua prática docente a esse grupo, logo, a evasão estaria mais relacionada ao baixo conjunto de conhecimento que o discente possui ao entrar no PROEJA e também do não oferecimento de nivelamento por parte da instituição.

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Biografia do Autor

José Vinicius da Costa Filho, Professor do Instituto Federal de Mato Grosso

Advogado e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2014), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) . Tem experiência na área de Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

José Vinicius da Costa, Professor do Instituto Federal de Mato Grosso

Mestrado Profissional em Políticas Públicas pela UFPE, Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (USO), Graduado em Engenharia Civil pela UFMT, professor de Engenharia Civil no IFMT.

Lyssa Gonçalves-Costa, UFMT

Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT), Graduada em Letras Inglês/Português pela UFMT, professora de Inglês e Português.

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Publicado

08.07.2017

Como Citar

COSTA FILHO, José Vinicius da; VINICIUS DA COSTA, José; GONÇALVES-COSTA, Lyssa. A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 82–96, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.45. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/646. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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