A PRÁTICA DOCENTE E A EVASÃO DOS CURSOS PROEJA NO IFMT - CAMPUS CUIABÁ: UMA PERSPECTIVA DOS BUROCRATAS DE NÍVEL DE RUA
DOI:
10.23926/rpd.v2i1.45Palabras clave:
Prática docente, Evasão, PROEJAResumen
Este artigo demonstra qual a percepção dos principais burocratas de nível de rua (gestores e docentes) atinente à relação da prática docente e a evasão dos cursos PROEJA do IFMT – Campus Cuiabá. O desenho da presente pesquisa descritiva utiliza a abordagem qualitativa, combinando análise bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os resultados percebidos apontam que os dois grupos analisados possuem: (1) visões semelhantes, entendendo que, em alguma medida, a prática docente afeta a evasão dos cursos analisados, bem como que existiu deficiência na capacitação docente e apoio institucional geral no que se refere ao PROEJA; (2) visões dissonantes de como essa prática docente afeta a evasão, na medida em que os gestores creditaram aos docentes um sentimento de preconceito em relação ao PROEJA com consequência de sua não adequação aos objetivos do programa (incluindo a prática docente), por outro lado, os professores entendem que, mesmo na falta de apoio institucional, prestam o serviço necessário aos discentes desse programa, bem como se preocuparam em adequar e adaptar sua prática docente a esse grupo, logo, a evasão estaria mais relacionada ao baixo conjunto de conhecimento que o discente possui ao entrar no PROEJA e também do não oferecimento de nivelamento por parte da instituição.
Descargas
Métricas
Citas
ARAÚJO, E. J. M. Evasão no Proeja: Estudo das causas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA – Campus Monte Castelo. Dissertação (Mestrado em Educação). Brasília/DF. Universidade Católica de Brasília. 2012.
AZEVEDO, C. P.; LIMA, E. S. A Evasão escolar no PROEJA do CEFET/MT: Existência e visão. Educação profissional: ciência e tecnologia, vol. 4, n. 2, 2011. p. 79-88.
BALL, S. J.; BOWE, R. Subject departments and the “implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, vol. 24, n. 2, 1992. p. 97-115.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento base – Programa de Integração da Educação Profissional técnica de nível médio ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: SETEC, 2007.
CASSEB, R. F. G. B. O PROEJA na visão dos professores da educação profissional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – CEFET – MT/IFMT. Dissertação (Mestrado em Educação). Cuiabá/MT. UFMT. 2009.
COSTA, J. V. C. Evasão no PROEJA : um estudo de diagnóstico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cuiabá (2007-2015). Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas). Recife/PE. UFPE. 2016. 124 f.
LIPSKY, M. Street-level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services, Russell Sage Foundation , New York, 1980.
MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas: Uma contribuição para a análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociedade, vol. 27, n. 94, 2006a. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf>. Acesso em: 20/10/2016.
MAINARDES, J. A abordagem do Ciclo de Políticas e suas contribuições para a análise de trajetória de políticas educacionais. Atos De Pesquisa Em Educação, v. 1, n. 2, 2006b. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/34/10>. Acesso em: 10/01/2017.
MAY, P.; WINTER, S. Politicians, managers, and street-level bureaucrats. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 19, 2007. p. 453-476.
OTOOLE, L. J. Jr. Research on Policy Implementation: Assessment and Prospects. Journal of Public Administration Research and Theory, vol. 20, 2000. p. 263-288.
PEREIRA, J. V. O PROEJA no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia: Um estudo sobre os fatores de acesso e permanência na escola. Dissertação (Mestrado em Educação). UnB. Brasília/DF. 2011.
REZENDE, M.; BAPTISTA, T. W. F. A Análise da Política proposta por Ball. In: MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. Caminhos para análise das políticas de saúde. 2011a, p.173-180. Disponível em: . Acesso em: 15/01/2017.
REZENDE, M.; BAPTISTA, T. W. F. A ideia de ciclo na análise de políticas públicas. In: MATTOS, R. A.; BAPTISTA, T. W. F. Caminhos para análise das políticas de saúde, 2011b. p.138-172
RUA, M. G. Política Pública e Políticas Públicas no Brasil: conceitos básicos e achados empíricos. In O Estudo da Política: tópicos selecionados, Brasília: Paralelo 15, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.