O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23041.id699

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Contextualização do ensino em EJA, Abordagens metodológicas diversificadas

Resumo

O presente estudo objetivou relatar uma experiência de inserção de elementos do ensino por investigação na realidade da Educação de Jovens e Adultos e discutir sobre as possibilidades e nuances que essa abordagem didática pode trazer para o Ensino de Ciências nessa modalidade de educação. A pesquisa tem abordagem empírica e qualitativa e fez uso da Técnica de Elaboração e Análise de Significados para a análise dos dados. Os sujeitos foram quinze alunos do 1° ciclo e dez do 2° ciclo da Educação de Jovens e Adultos de escolas públicas do estado do Rio Grande do Norte. A abordagem de ensino por investigação se mostrou pertinente para o Ensino de Ciências no contexto da Educação de Jovens e Adultos, contribuindo para o despertar do interesse e envolvimento dos alunos nas aulas. Assim, acredita-se que, quanto mais explorada pelos docentes, a abordagem pode ser melhor aplicada e disseminada para a Educação de Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Professora Titular pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Gessyka Kalen Diniz Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professora de Biologia pela rede estadual de Natal-RN. 

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Mestre em Ensino de Biologia pelo programa de Mestrado Profissional em Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutorando do curso de pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. 

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Publicado

25.09.2023

Como Citar

ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; LIMA, Gessyka Kalen Diniz; SILVA, Natanael Charles da. O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23041, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n2.e23041.id699. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/699. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias