Estratégias metacognitivas no desenvolvimento da consciência fonológica: reflexões de professoras alfabetizadoras de Cuiabá

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24012.id732

Palavras-chave:

Ensino, Alfabetização, Estratégias Metacognitivas, Consciência Fonológica

Resumo

O presente artigo se constitui a partir de um recorte de pesquisa de mestrado em processo de finalização. Tem por objetivo investigar como as professoras alfabetizadoras utilizam as estratégias metacognitivas para desenvolver a consciência fonológica em estudantes no processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com estudo de caso, utilizando como instrumento a entrevista, realizada com professoras. Os dados foram interpretados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam aprendizagem facilitadora para o desenvolvimento da consciência fonológica nos processos de alfabetização. O ensino explícito das habilidades metacognitivas não estão presentes nos processos de aprendizagem, constituindo-se elementos a serem reconhecidos com maior evidência no ensino e na aprendizagem. A principal contribuição deste estudo é o reconhecimento e uso de estratégias metacognitivas, possibilitando sucesso na alfabetização proficiente e na construção de uma aprendizagem autônoma e significativa.

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Biografia do Autor

Cláudia de Oliveira Martins, Universidade de Cuiabá

Mestranda do Curso de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá - PPGEn UNIC - Graduada pelo Curso de Pedagogia pela Universidade Anhanguera/Uniderp;

Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Cuiabá

Cilene Maria Lima Antunes Maciel, Universidade de Cuiabá

Pós-Doutorado em Ensino pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona - UAB (2000). Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980).

Professora da Universidade de Cuiabá. Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino - Universidade de Cuiabá - UNIC. Coordenadora do Comitê de Ética - CEP - UNIC, Resolução nº 21/2020, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR. Foi conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá - MT - Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Curricular, Avaliação, Gestão Democrática e Formação docente. Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer – UNIC e Grupo de estudos em formação de professores, cultura digital e infância – UNIC, PPGEn - UNIC

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Publicado

19.05.2024

Como Citar

MARTINS, Cláudia de Oliveira; MACIEL, Cilene Maria Lima Antunes. Estratégias metacognitivas no desenvolvimento da consciência fonológica: reflexões de professoras alfabetizadoras de Cuiabá. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24012, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24012.id732. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/732. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias