Estratégias metacognitivas no desenvolvimento da consciência fonológica: reflexões de professoras alfabetizadoras de Cuiabá
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24012.id732Palavras-chave:
Ensino, Alfabetização, Estratégias Metacognitivas, Consciência FonológicaResumo
O presente artigo se constitui a partir de um recorte de pesquisa de mestrado em processo de finalização. Tem por objetivo investigar como as professoras alfabetizadoras utilizam as estratégias metacognitivas para desenvolver a consciência fonológica em estudantes no processo de alfabetização. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com estudo de caso, utilizando como instrumento a entrevista, realizada com professoras. Os dados foram interpretados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam aprendizagem facilitadora para o desenvolvimento da consciência fonológica nos processos de alfabetização. O ensino explícito das habilidades metacognitivas não estão presentes nos processos de aprendizagem, constituindo-se elementos a serem reconhecidos com maior evidência no ensino e na aprendizagem. A principal contribuição deste estudo é o reconhecimento e uso de estratégias metacognitivas, possibilitando sucesso na alfabetização proficiente e na construção de uma aprendizagem autônoma e significativa.
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