A Educação Ambiental no Ensino de Química das escolas brasileiras de educação básica

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24007.id736

Palavras-chave:

Educação, Problemas ambientais, Ensino de química, Preservação, Meio ambiente

Resumo

Os problemas ambientais da atualidade estão prejudicando a natureza e a qualidade de vida do homem, colocando em risco o futuro da humanidade. Essa realidade mostra a importância de políticas públicas para garantir que a educação ambiental esteja presente nas escolas. Portanto, esse trabalho tem como objetivo descrever as práticas de educação ambiental no ensino de química de escolas de educação básica, por meio de revisão bibliográfica. Primeiramente, conduziu-se uma pesquisa por artigos acadêmicos com o tema "educação ambiental no ensino de química", com o período de análise definido de 2000 a 2022. Posteriormente, realizou-se uma busca por documentos da legislação brasileira relacionados à educação ambiental. Após leitura dos resumos, 11 artigos foram escolhidos para análise textual. Observou-se a importância de inserir a educação ambiental no ensino de química como instrumento para trabalhar a preservação ambiental e reduzir as consequências das ações antrópicas no meio ambiente por meio de práticas contextualizadas em sala de aula, destacando a instituição escolar como um espaço propício para a formação integral do indivíduo nas perspectivas da educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lorrana Beatriz de Jesus Carvalho, Instituto Federal Goiano

Graduada em licenciatura em Química (IFGoiano)

Fausto de Melo Faria Filho, Instituto Federal Goiano

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Física - Universidade Federal de Goiás.

Professor de Física no Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Referências

ABREU, Daniela Gonçalves de; CAMPOS, Maria Lucia AM; AGUILAR, Márcia BR. Educação ambiental nas escolas da região de Ribeirão Preto (SP): concepções orientadoras da prática docente e reflexões sobre a formação inicial de professores de química. Química Nova, v. 31, n. 3, p. 688–693, 2008. https://doi.org/10.1590/S0100-40422008000300037

ARNALDO, Maria Aparecida; SANTANA, Luiz Carlos. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 3, p. 599–619, 2018. https://doi.org/10.1590/1516-731320180030005

AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva; GURGEL, Ide Gomes Dantas; CAMARA NETO, Henrique Fernandes; MELO, Carlos Henrique de; COSTA, André Monteiro. O contexto global e nacional frente aos desafios do acesso adequado à água para consumo humano. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 6, p. 1511–1522, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000600015

BARROS, Helen Crystianne; PINHEIRO, José Q. Reflexões sobre a comunicação das mudanças climáticas e o cuidado ambiental: a visão de professores no contexto escolar. Educar em Revista, v. 37, 2021. https://doi.org/10.1590/0104-4060.78098

BOAVENTURA OLIVEIRA, Luis Alberto; CARBO, Leandro.; FRANCISCO DA ROCHA, Edmárcio. O Ensino De Química Por Investigação Em Um Livro Didático: Análise Da Abordagem Experimental. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e22042, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22042.id1489. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/229. Acesso em: 17 jul. 2023.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [1988]. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em: 16 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em 18 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em 18 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 maio 2022.

B

RASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciência da natureza, matemática e suas tecnologias, Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf> Acesso em: 15 maio 2022. .

BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação ambiental. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf> Acesso em 18 maio 2022.

BUCK, Sonia; MARIN, Andréia Aparecida. Educação para pensar questões socioambientais e qualidade de vida. Educar em Revista, n. 25, p. 197–212, 2005.

CABRAL, Fabiana Ferreira; RIBEIRO, Ingrid de Lara; HRYCYK, Marluce Francisca. Percepção ambiental de alunos do 6o ano de escolas públicas. Revista Monografias Ambientais, v. 14, n. 2, p. 151–161, 2015. DOI: 105902/2236130819392

COLOMBO, Silmara Regina. A Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, n. 2, p. 67–75, 2014.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017.

DEGASPERI, Thais Cristiane; BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Educação ambiental e as dimensões cognitiva e afetiva do trabalho com valores: produzindo. Ciência & Educação (Bauru), v. 23, n. 3, p. 625–642, 2017. https://doi.org/10.1590/1516-731320170030006

GOIÁS, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás, 2012. Disponível em: <http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/documentos/arquivos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20da%20Rede%20Estadual%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Goi%C3%A1s!.pdf> Acesso em 18 maio 2022.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, v. 17, n. 1, p. 23–40, 2014.

LEITE, Rosana Franzen; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação ambiental: reflexões sobre a prática de um grupo de professores de química. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 1, p. 145–161, 2011.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, v. 10, n. spe, p. 37–45, 2007. https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004

LIMA, Valdivan Ferreira de; PATO, Claudia. Educação Ambiental: aspectos que dificultam o engajamento docente em escolas públicas do Distrito Federal. Educar em Revista, v. 37, p. 1–21, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.78223

MAGRIN, Camila Pesenato; ZANOTTO, Caroline; FIORESI, Cláudia Almeida. Educação Ambiental no ensino de Química: o lixo eletrônico como abordagem temática. Educação Química en Punto de Vista, v. 4, n. 1, 2020. https://doi.org/10.30705/eqpv.v4i1.2268

OLIVEIRA, Kátia Martins de. A questão ambiental e o conhecimento químico no ensino médio. 2014. 113 f. Dissertação. Universidade Federal de Goiás- Campus- Catalão. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5351. Acesso em 11 jan. 2023.

PERIAGO, Mirta Roses; GALVÃO, Luiz Augusto; CORVALÁN, Carlos; FINKELMAN, Jacobo. Saúde ambiental na América Latina e no Caribe: numa encruzilhada. Saúde e Sociedade, v. 16, n. 3, p. 14–19, 2007. https://doi.org/10.1590/S0104-12902007000300003

PITANGA, Ângelo Francklin. Crise Da Modernidade, Educação Ambiental, Educação Para O Desenvolvimento Sustentável E Educação Em Química Verde: (re)pensando paradigmas. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 18, n. 3, p. 141–159, 2016. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180307

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. Relatório mostra como crises ambientais colocam gerações futuras sob risco. PNUMA, 2021. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2021/04/1748862>. Acesso em 15 maio 2022.

RODRIGUES, Daniela Gureski; SAHEB, Daniele. A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental. Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 4, p. 893–909, 2019. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040004

ROSA, Maria Inês Petrucci; TOSTA, Andréa Helena. O lugar da química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, n. 2, p. 253–262, 2005.

SANTOS, P. T. A. et al. Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química. Eclética Química, v. 36, n. 1, p. 78–92, 2011. https://doi.org/10.1590/S0100-46702011000100006

SANTOS SILVEIRA, Maira dos; OESTREICH, Laura.; TAIS BREUNIG, Eduarda.; GOLDSCHMIDT, Andréa Inês. Sustentabilidade E Práticas Sustentáveis: Concepções De Alunos De Quintos Anos Do Ensino Fundamental. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e053, 2021. 10.23926/RPD.2021.v6.n2.053.id1163. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/341. Acesso em: 17 jul. 2023.

SARAIVA, Vanda Maria; NASCIMENTO, Kelly Regina do; COSTA, Renata kelly Matos da. A Prática Pedagógica Do Ensino De Educação Ambiental Nas Escolas Públicas De João Câmara – Rn. Holos, v. 2, p. 81, 2008.

SILVA, Cristine Santos de Souza da; PROCHNOW, Tania Renata; PELLEGRINI, Giuseppe; BIZZO, Nelio. Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020. https://doi.org/10.1590/1516-731320200020

SILVA, H. O. da; BEZERRA, R. D. A importância da educação ambiental no âmbito escolar. Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Tocantins Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente ( 2006 ) o aquecimento global , o at. Revista Interface, n. 12, p. 163–172, 2016.

SORRENTINO, Marcos; TRAJBER, Rachel; MENDONÇA, Patrícia; FERRARO JUNIOR, Luiz Antonio. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 285–299, 2005.

SOUZA, Girlene Santos; MACHADO, Poliana Brandão; REIS, Vanessa Ribeiro; SANTOS, Aline; DIAS, Viviane Borges. Educação ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 8, n. 2, p. 118–130, 2013. https://doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1792

TOZZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação Ambiental: referências teóricas no ensino superior. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001.

VARELLA, MarceloDias; LEUZINGER, Márcia Dieguez. O meio ambiente na Constituição de 1988: sobrevoo por alguns temas vinte anos depois. Revista de Informação Legislativa, v. 45, n. 179, p. 397-402, 2008.

ZUCCHINI, Lilian Giacomini Cruz. Educação Ambiental na escola pública: análise a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021. https://doi.org/10.1590/1516-731320210057

Downloads

Publicado

13.04.2024

Como Citar

CARVALHO, Lorrana Beatriz de Jesus; FARIA FILHO, Fausto de Melo. A Educação Ambiental no Ensino de Química das escolas brasileiras de educação básica. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24007, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24007.id736. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/736. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias