A Educação Ambiental no Ensino de Química das escolas brasileiras de educação básica
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24007.id736Palavras-chave:
Educação, Problemas ambientais, Ensino de química, Preservação, Meio ambienteResumo
Os problemas ambientais da atualidade estão prejudicando a natureza e a qualidade de vida do homem, colocando em risco o futuro da humanidade. Essa realidade mostra a importância de políticas públicas para garantir que a educação ambiental esteja presente nas escolas. Portanto, esse trabalho tem como objetivo descrever as práticas de educação ambiental no ensino de química de escolas de educação básica, por meio de revisão bibliográfica. Primeiramente, conduziu-se uma pesquisa por artigos acadêmicos com o tema "educação ambiental no ensino de química", com o período de análise definido de 2000 a 2022. Posteriormente, realizou-se uma busca por documentos da legislação brasileira relacionados à educação ambiental. Após leitura dos resumos, 11 artigos foram escolhidos para análise textual. Observou-se a importância de inserir a educação ambiental no ensino de química como instrumento para trabalhar a preservação ambiental e reduzir as consequências das ações antrópicas no meio ambiente por meio de práticas contextualizadas em sala de aula, destacando a instituição escolar como um espaço propício para a formação integral do indivíduo nas perspectivas da educação ambiental.
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