A AÇÃO RESPONSIVA DO DOCENTE EM ATIVIDADES DE REVISÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23049.id753

Palavras-chave:

Produção textual, Mediação docente, Língua portuguesa, Educação básica, Artigo de opinião

Resumo

Neste artigo, objetiva-se investigar o papel da intervenção docente em atividades de revisão e reescrita de textos desenvolvidas no Ensino Médio em contexto pandêmico. O foco do estudo recai sobre a ação responsiva do professor em relação ao uso de articuladores textuais nas versões (inicial e final) de um artigo de opinião produzido por um dos alunos. Fundamentados em estudiosos que discutem sobre o ensino de Língua Portuguesa, a produção textual na escola, as atividades de revisão e reescrita de textos e a mediação docente, desenvolvemos um trabalho de natureza interpretativa e abordagem qualitativa que se debruça sobre versões de um artigo de opinião produzido no decorrer de uma intervenção pedagógica. A análise das duas versões do texto aponta que o trabalho de mediação docente e as intervenções realizadas contribuíram para que o aluno pudesse ampliar e mobilizar, de forma produtiva, o uso de articuladores textuais em seu texto (re)escrito.

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Biografia do Autor

José Jilsemar da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá (PLE/UEM) e mestre em Ensino pelo rograma de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Emanuel Mateus da Silva, Secretaria de Estado da Educação do Ceará  (SEDUC/CE)

Mestre em Ensino pelo rograma de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Professor da Rede Estadual da Secretaria de Estado da Educação do Ceará  (SEDUC/CE).

José Cezinaldo Rocha Bessa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Araraquara, com período de estágio de doutorado no exterior na Université de Paris VIII (bolsa PDSE/CAPES). Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus de Pau dos Ferros, onde atua nos cursos de graduação em Letras. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN (PPGL). É editor-gerente da revista Diálogo das Letras e membro do Conselho editorial da Editora Universitária Edições UERN.

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Publicado

28.01.2024

Como Citar

SILVA, José Jilsemar da; SILVA, Emanuel Mateus da; BESSA, José Cezinaldo Rocha. A AÇÃO RESPONSIVA DO DOCENTE EM ATIVIDADES DE REVISÃO E REESCRITA DE TEXTOS NO ENSINO MÉDIO EM CONTEXTO PANDÊMICO . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23049, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23049.id753. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/753. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias