A instrumentação das Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDMs) na Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades na formação inicial de professores(as) de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23103.id820

Palavras-chave:

Planejamento didático-pedagógico, Estágio Supervisionado, Ensino de Ciências

Resumo

Os objetivos deste Relato de Experiência compreendem i) a socialização dos conhecimentos obtidos ao longo da concretização da disciplina de “Estágio Supervisionado II: Instrumentação para o Ensino de Ciências e Biologia”, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins, e ii) a discussão acerca da importância da elaboração das Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM) como possibilidade de planejamento didático-pedagógico na formação inicial de licenciandos(as) em Ciências Biológicas. O estudo se deu a partir das vivências obtidas nos Diários de Campo e do planejamento e intervenção da UDM. Dele, conclui-se que a aplicação das Unidades representa uma expressiva contribuição para a formação inicial de professores(as) de Ciências e Biologia, uma vez que solidifica a fundamentação teórica e metodológica dos estudantes, tornando robusta sua práxis.

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Biografia do Autor

Clara Giusti Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licencianda em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Porto Nacional-TO)

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação para a Ciência (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Câmpus Bauru-SP).

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins – UFT, Câmpus Porto Nacional-TO)

Janielly Mendes Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licencianda em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Tocantins – Câmpus Porto Nacional-TO).

Elízia Aparecida Pinheiro, Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC-TO)

Mestre em Ecologia de Ecótonos (Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ecótonos, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Câmpus Porto Nacional-TO).

Professora da Educação Básica, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) do Tocantins.

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

RODRIGUES, Clara Giusti; LIPORINI, Thalita Quatrocchio; FERREIRA, Janielly Mendes; PINHEIRO, Elízia Aparecida. A instrumentação das Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDMs) na Licenciatura em Ciências Biológicas: possibilidades na formação inicial de professores(as) de Ciências da Natureza. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23103, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23103.id820. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/820. Acesso em: 28 abr. 2024.