Implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica no contexto do Estágio Supervisionado em Química

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23104.id821

Palavras-chave:

Formação de Professores, Planejamento Didático-Pedagógico, Unidades Didáticas Multiestratégicas

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma escrita reflexiva das observações realizadas no Estágio Supervisionado em Química de uma Instituição de Ensino Superior (IES) no estado do Tocantins, cujo objetivo é relatar o processo de elaboração e implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM) em uma turma da 3° série do Ensino Médio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO/campus Araguaína) com o tema: “O que acontece no processo reacional de Energia Química?”. Sua elaboração levou em conta uma proposta de ensino de Eletroquímica por meio da abordagem Ensino por Investigação. A implementação da UDM proporcionou o desenvolvimento do conhecimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, assim como contribuiu para a aquisição de saberes necessários para a prática docente, possibilitando a construção de um planejamento autoral e autônomo durante a formação inicial de professores.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Lima Guimarães, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduando em Licenciatura em Química (UFNT)

Luciane Jatobá Palmieri, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Mestre em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR)

Professora Temporária da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT/campus de Araguaína)

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM/UFPR)

Carla Cristina da Silva, Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Mestre em Química (PPGQ/UFRRJ)

Professora efetiva do Instituto Federal do Tocantins (IFTO)

Joseilson Alves de Paiva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Dourado em Ciências (IQ-UNICAMP)

Professor titular do colegiado de Licenciatura em Química

Docente do PPGecim - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Araguaína

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

GUIMARÃES, Luis Felipe Lima; PALMIERI, Luciane Jatobá; SILVA, Carla Cristina da; PAIVA, Joseilson Alves de. Implementação de uma Unidade Didática Multiestratégica no contexto do Estágio Supervisionado em Química. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23104, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23104.id821. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/821. Acesso em: 25 dez. 2024.