As questões étnico-raciais nos currículos das licenciaturas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática ofertadas pelo IFMT campus Confresa
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24030.id877Palavras-chave:
Currículo, Étnico-Racial, Formação, Ciências da Natureza, MatemáticaResumo
A valorização dos conhecimentos eurocêntricos promoveu uma repulsa à História e aos saberes africanos e indígenas nos currículos escolares. O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância do debate das questões étnico-raciais na formação de professores das áreas de ciências da natureza e matemática. O aporte teórico teve como base a educação para as relações étnico-raciais, tendo como principais expoentes Nilma Lino Gomes e Kabengele Munanga. A pesquisa foi qualitativa, sendo a modalidade escolhida o estudo de caso, que se debruçou na análise dos Planos Pedagógicos dos Cursos das licenciaturas ofertadas pelo IFMT campus Confresa (Química, Física, Biologia e Matemática). Foram colhidas contribuições de membros do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro, Indígena e de Fronteira (NUMDI) do IFMT, sendo esta uma estrutura que pode dar suporte e assessorar os campi na formação de professores de áreas que comumente não são vistas como responsáveis por lidar com as questões étnico-raciais.
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