Teoria dos Registros de Representação Semiótica: uma investigação em Geometria acerca de produções científicas brasileiras

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24027.id918

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Geometria., Teoria dos Registros de Representação Semiótica.

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo investigar publicações acadêmicas que abordam a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval para o ensino e aprendizagem de Geometria. Usamos a metodologia de revisão bibliográfica, considerando a busca por publicações realizadas entre janeiro de 2016 a junho de 2023. Por compor um dos cinco eixos temáticos da área de Matemática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Geometria deve ser ensinada durante as diferentes fases de escolarização. Assim, destacamos os níveis de abrangência contemplados nas pesquisas, os objetivos propostos pelos pesquisadores, e como os elementos da TRRS foram evidenciados e utilizados nos estudos. Os resultados das pesquisas apresentaram que a TRRS de Raymond Duval é abordada em maior parte no Ensino Médio. Nas publicações, os pesquisadores afirmam a importância dos elementos da TRRS como favorecedores para o desenvolvimento do pensamento geométrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

No metrics found.

Biografia do Autor

Regiane Ferreira da Silva Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT). Especialista em Educação Infantil, Fundamental e Gestão Educacional (FSP/RO). Professora da Educação Básica na Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra (EELNB/SEDUC/MT).

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT).

Elizabeth Quirino de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT).

Roseli Adriana Blümke Feistel , Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM/UFMT).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRANDT, Celia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. O cenário da pesquisa no campo da Educação Matemática à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, n. 13, jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/488>. Acesso em: 23 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>Acesso em: 20 abr. 2023.

CAIRES DE OLIVEIRA, Fabio; TAVARES BUCHARDT, Arlete. Formação continuada: uma proposta de prática investigativa e interdisciplinar para o ensino de geometria plana. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 75–90, 2018. http://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191.

COLOMBO, Janecler Ap. Amorin; FLORES, Claudia R.; MORETTI, Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. Zetetike, Campinas, v. 16, n. 1, 2008. https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647035

D’AMORE, Bruno; DUVAL, Raymond. Similitudes y diferencias entre la educación de la mirada en geometría elemental y en arte figurativo. Educación Matemática, Guadalajara, v. 35, n. 1, 2023. http://doi.org/10.24844/EM3501.02

DUVAL, Raymond. Abordagem cognitiva de problemas de Geometria em termos de congruência. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 118- 149138. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. Florianópolis, 2012. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p118

DUVAL, Raymond. As condições cognitivas da aprendizagem da geometria: desenvolvimento da visualização, diferenciação dos raciocínios e coordenação de seus funcionamentos. Trad. ARINOS, Cleide Ribeiro Mota; FREITAS, José Luiz Magalhães de; MORETTI, Thadeu Moretti. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, Florianópolis, v. 17, p. 1-51, 2022. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e85937

FREITAS, José Luiz Magalhães de; REZENDE, Veridiana. Entrevista: Raymond Duval e a teoria dos registros de representação semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 10–34, 2020. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.10-34

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

KLUPPEL, Gabriela Teixeira; BRANDT, Célia. Finck. Reflexões sobre o ensino de Geometria em livros didáticos à luz da Teoria de Representações Semióticas segundo Raymond Duval. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu (Orgs.). As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, Campinas, v. 1, n. 1, 1993. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822>. Acesso em: 31 ago. 2023.

PONTES, Helaine Maria de Souza; BRANDT, Célia Finck; NUNES, Ana Luiza Ruschel. O estado da arte da Teoria dos Registros de Representação Semiótica na Educação Matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 297-325, 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p297-325

SOUZA, Roberta Nara Sodré de; MORETTI, Thadeu Moretti; ALMOULOUD, Saddo Ag. A aprendizagem de Geometria com foco na desconstrução dimensional das formas. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 322-346, 2019. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p322-346

TREVISAN, Eberson Paulo. Apreensões, olhares e desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 357-381, 2022. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6367

TREVISAN, Eberson Paulo; FREITAS, José Luiz Magalhães de. A valorização de validações empíricas em atividades geométricas: um reflexo do cenário desenhado para o ensino de Geometria. Revista Educação Matemática em Foco, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 1-39, 2017. Disponível em: <https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/1951>. Acesso em: 04 nov. 2023.

Downloads

Publicado

11.12.2024

Como Citar

SANTOS, Regiane Ferreira da Silva; TREVISAN, Eberson Paulo; AZEVEDO, Elizabeth Quirino de; FEISTEL , Roseli Adriana Blümke. Teoria dos Registros de Representação Semiótica: uma investigação em Geometria acerca de produções científicas brasileiras . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24027, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24027.id918. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/918. Acesso em: 9 jan. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias