Teoria dos Registros de Representação Semiótica: uma investigação em Geometria acerca de produções científicas brasileiras
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24027.id918Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Geometria., Teoria dos Registros de Representação Semiótica.Resumo
A presente pesquisa teve por objetivo investigar publicações acadêmicas que abordam a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval para o ensino e aprendizagem de Geometria. Usamos a metodologia de revisão bibliográfica, considerando a busca por publicações realizadas entre janeiro de 2016 a junho de 2023. Por compor um dos cinco eixos temáticos da área de Matemática na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Geometria deve ser ensinada durante as diferentes fases de escolarização. Assim, destacamos os níveis de abrangência contemplados nas pesquisas, os objetivos propostos pelos pesquisadores, e como os elementos da TRRS foram evidenciados e utilizados nos estudos. Os resultados das pesquisas apresentaram que a TRRS de Raymond Duval é abordada em maior parte no Ensino Médio. Nas publicações, os pesquisadores afirmam a importância dos elementos da TRRS como favorecedores para o desenvolvimento do pensamento geométrico.
Downloads
Métricas
No metrics found.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRANDT, Celia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu. O cenário da pesquisa no campo da Educação Matemática à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 7, n. 13, jun. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/488>. Acesso em: 23 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>Acesso em: 20 abr. 2023.
CAIRES DE OLIVEIRA, Fabio; TAVARES BUCHARDT, Arlete. Formação continuada: uma proposta de prática investigativa e interdisciplinar para o ensino de geometria plana. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 75–90, 2018. http://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p75-90.id191.
COLOMBO, Janecler Ap. Amorin; FLORES, Claudia R.; MORETTI, Méricles Thadeu. Registros de representação semiótica nas pesquisas brasileiras em Educação Matemática: pontuando tendências. Zetetike, Campinas, v. 16, n. 1, 2008. https://doi.org/10.20396/zet.v16i29.8647035
D’AMORE, Bruno; DUVAL, Raymond. Similitudes y diferencias entre la educación de la mirada en geometría elemental y en arte figurativo. Educación Matemática, Guadalajara, v. 35, n. 1, 2023. http://doi.org/10.24844/EM3501.02
DUVAL, Raymond. Abordagem cognitiva de problemas de Geometria em termos de congruência. REVEMAT - Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 118- 149138. Tradução: Méricles Thadeu Moretti. Florianópolis, 2012. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p118
DUVAL, Raymond. As condições cognitivas da aprendizagem da geometria: desenvolvimento da visualização, diferenciação dos raciocínios e coordenação de seus funcionamentos. Trad. ARINOS, Cleide Ribeiro Mota; FREITAS, José Luiz Magalhães de; MORETTI, Thadeu Moretti. REVEMAT: Revista Eletrônica de Matemática, Florianópolis, v. 17, p. 1-51, 2022. https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e85937
FREITAS, José Luiz Magalhães de; REZENDE, Veridiana. Entrevista: Raymond Duval e a teoria dos registros de representação semiótica. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 10–34, 2020. https://doi.org/10.33871/22385800.2013.2.3.10-34
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2023.
KLUPPEL, Gabriela Teixeira; BRANDT, Célia. Finck. Reflexões sobre o ensino de Geometria em livros didáticos à luz da Teoria de Representações Semióticas segundo Raymond Duval. In: BRANDT, Célia Finck; MORETTI, Méricles Thadeu (Orgs.). As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: UNIJUÍ, 2014.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetike, Campinas, v. 1, n. 1, 1993. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646822>. Acesso em: 31 ago. 2023.
PONTES, Helaine Maria de Souza; BRANDT, Célia Finck; NUNES, Ana Luiza Ruschel. O estado da arte da Teoria dos Registros de Representação Semiótica na Educação Matemática. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 297-325, 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p297-325
SOUZA, Roberta Nara Sodré de; MORETTI, Thadeu Moretti; ALMOULOUD, Saddo Ag. A aprendizagem de Geometria com foco na desconstrução dimensional das formas. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 322-346, 2019. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p322-346
TREVISAN, Eberson Paulo. Apreensões, olhares e desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 357-381, 2022. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6367
TREVISAN, Eberson Paulo; FREITAS, José Luiz Magalhães de. A valorização de validações empíricas em atividades geométricas: um reflexo do cenário desenhado para o ensino de Geometria. Revista Educação Matemática em Foco, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 1-39, 2017. Disponível em: <https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/1951>. Acesso em: 04 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.