Educação Física e Interculturalidade: Deslocamentos e Desacomodações
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24028.id919Palavras-chave:
Educação Física, Interculturalidade, Construção CurricularResumo
Este manuscrito discute aspectos sobre o desenvolvimento de uma proposta curricular em Educação Física pautada nos princípios da interculturalidade, com o objetivo de identificar e entender as ressonâncias de uma construção curricular de inspiração intercultural no trabalho e nos sujeitos envolvidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa narrativa, entre 2019 e 2021, com os anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Viamão/RS. Especificamente, focamos em um dos resultados da pesquisa, que aponta para a necessidade de reconhecermos e identificarmos limitações, amarras e barreiras advindas da colonialidade para que possamos traçar caminhos para superá-las. Entendemos que esse processo provoca movimento, deslocamentos e desacomodações em relação às nossas ações e pensamentos, nos conduzindo a desconstruir ou desnaturalizar aquilo que temos considerado como alicerce para que possamos vislumbrar outras possibilidades, para que possamos abrir caminho para construir e agir de outras formas; portanto, a uma jornada rumo à decolonialidade.
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