Educação Física e Interculturalidade: Deslocamentos e Desacomodações

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24028.id919

Palavras-chave:

Educação Física, Interculturalidade, Construção Curricular

Resumo

Este manuscrito discute aspectos sobre o desenvolvimento de uma proposta curricular em Educação Física pautada nos princípios da interculturalidade, com o objetivo de identificar e entender as ressonâncias de uma construção curricular de inspiração intercultural no trabalho e nos sujeitos envolvidos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa narrativa, entre 2019 e 2021, com os anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal de Viamão/RS. Especificamente, focamos em um dos resultados da pesquisa, que aponta para a necessidade de reconhecermos e identificarmos limitações, amarras e barreiras advindas da colonialidade para que possamos traçar caminhos para superá-las. Entendemos que esse processo provoca movimento, deslocamentos e desacomodações em relação às nossas ações e pensamentos, nos conduzindo a desconstruir ou desnaturalizar aquilo que temos considerado como alicerce para que possamos vislumbrar outras possibilidades, para que possamos abrir caminho para construir e agir de outras formas; portanto, a uma jornada rumo à decolonialidade.

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Biografia do Autor

Natacha da Silva Tavares, Prefeitura de Viamão/RS

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Gabriela Nobre Bins, Prefeitura de Porto Alegre/RS

Pós-doutora em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Karoline Hachler Ricardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

12.12.2024

Como Citar

TAVARES, Natacha da Silva; BINS, Gabriela Nobre; RICARDO, Karoline Hachler; WITTIZORECKI, Elisandro Schultz. Educação Física e Interculturalidade: Deslocamentos e Desacomodações . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24028, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24028.id919. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/919. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias