BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23031.id1778

Palavras-chave:

Matemática, Fração, Material Pedagógico, Surdo, Libras

Resumo

O fio condutor deste estudo reside no processo de ensinar e aprender o conceito de Fração, por meio de materiais pedagógicos adaptados ao contexto do estudante surdo. O objetivo é apresentar o “Bingo de Fração em Libras” (BFL) como um material pedagógico no ensino de matemática para estudantes surdos, a fim de subsidiar a prática docente dos profissionais da educação básica. Fundamentados na pesquisa qualitativa, realizamos uma revisão na literatura sobre a temática e posteriormente uma oficina para elaborar e desenvolver o bingo de Fração com os profissionais da educação da rede municipal de Canaã dos Carajás-PA. Assim, identificamos na revisão da literatura que o bingo adaptado vem sendo utilizado como recurso pedagógico nas aulas de matemática em diferentes conteúdos curriculares; constatamos que o material pedagógico visual contribui para aprendizagem do surdo. Concluímos que o BFL é um recurso pedagógico que auxilia o processo de ensinar e aprender Fração, e a partir das experiências vivenciadas neste curso de formação, evidenciam-se a função do professor mediador e o protagonismo do estudante surdo, o que se dá tanto em sua interação com professor, como na interação estudantes-estudantes e estudante-material pedagógico contribuindo assim com a sua percepção visual.

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Biografia do Autor

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, UFT

Mestre em Educação (UFT) Professora da Rede Pública do Município de Canaã dos Carajás-PA

Walber Christiano Lima da Costa, UFPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA) Professor da Faculdade de Ciências da Educação (FACED/ICH/UNIFESSPA) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI/UNIFESSPA)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

OLIVEIRA, Ritianne de Fátima Silva de; COSTA, Walber Christiano Lima da. BINGO DE FRAÇÃO EM LIBRAS: DESVELANDO UM MATERIAL PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23031, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23031.id1778. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/175. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias