A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p351-365.id59

Palavras-chave:

Educação profissional, Universidade tecnológica, Políticas educacionais

Resumo

A educação profissional no Brasil historicamente vinculou-se ao pragmatismo na formação aliado a inserção desejada ao ambiente produtivo independentemente da época. Esse artigo tem como objetivo discutir, partindo da pesquisa bibliográfica, as políticas governamentais para o Ensino Superior, especialmente a partir de meados do século XX e decisivamente no inicio do século posterior, com a alegada busca de aproximação da universidade com a sociedade em geral, instrumentaliza similarmente o caráter utilitário do conhecimento calcado discurso do desenvolvimento. Enfoca também a configuração atual de Educação Profissional e Tecnológica, envolvendo os aspectos que constituíram essa proposta, especialmente as intervenções de agências internacionais tendo o Acordo MEC-USAID e o Relatório Atcon como sustentáculo proporcionando o avanço da modernização conservadora das instituições de ensino. A face mais recente desse processo histórico é a proposta da universidade tecnológica, em execução atualmente na UTFPR e nos Institutos Federais.

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Biografia do Autor

Belmiro Marcos Beloni , UTFPR

Mestre em Geografia – UNICENTRO. Técnico em Assuntos Educacionais – UTFPR

Pierre Alves Costa , UFF

Doutor em História – UFF. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia UNICENTRO

Hélvio Alexandre Mariano , UNESP

Doutor em História – UNESP. Professor do Departamento de História UNICENTRO

Referências

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Publicado

22.12.2017

Como Citar

MARCOS BELONI , Belmiro; ALVES COSTA , Pierre; ALEXANDRE MARIANO , Hélvio. A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 351–365, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p351-365.id59. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/636. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias