A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p351-365.id59Palabras clave:
Educação profissional, Universidade tecnológica, Políticas educacionaisResumen
A educação profissional no Brasil historicamente vinculou-se ao pragmatismo na formação aliado a inserção desejada ao ambiente produtivo independentemente da época. Esse artigo tem como objetivo discutir, partindo da pesquisa bibliográfica, as políticas governamentais para o Ensino Superior, especialmente a partir de meados do século XX e decisivamente no inicio do século posterior, com a alegada busca de aproximação da universidade com a sociedade em geral, instrumentaliza similarmente o caráter utilitário do conhecimento calcado discurso do desenvolvimento. Enfoca também a configuração atual de Educação Profissional e Tecnológica, envolvendo os aspectos que constituíram essa proposta, especialmente as intervenções de agências internacionais tendo o Acordo MEC-USAID e o Relatório Atcon como sustentáculo proporcionando o avanço da modernização conservadora das instituições de ensino. A face mais recente desse processo histórico é a proposta da universidade tecnológica, em execução atualmente na UTFPR e nos Institutos Federais.
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