CRÍTICA E POÉTICA PARA O APRENDIZADO SOBRE A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p740-751.id150

Palabras clave:

Categorias Geográficas, Ensino-Aprendizagem, Sequência Didática

Resumen

Com este artigo, apresentam-se os resultados de uma proposta realizada no âmbito do processo de ensino-aprendizagem sobre a paisagem, procurando ampliar a indicação do papel do "sentimento da paisagem” como mecanismo de construção de leituras geográficas por estudantes do ensino médio. Neste quesito, a interpretação da paisagem como portadora de dimensões econômicas e políticas estruturantes é complementada com a inserção afetiva erguida através da poética, permitindo a ampliação das exposições dos significados da paisagem para os estudantes. Para isto, utilizou-se do desenvolvimento de aula expositiva, seguida da propositura fotográfica dos locais de identificação afetiva, realizando posteriormente descrições críticas das paisagem e, conjuntamente, poesias sobre os sentimentos gerados por elas. Obteve-se, então, a possibilidade de compreender a análise ofertada pelos discentes e suas raízes valorativas no contexto geográfico, assentindo a ampliação das fronteiras de entendimento entre a relação sociedade/natureza em diferentes escalas, além de ratificar a fotografia e poesia como caminho para o ensino de geografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

João Vitor Gobis Verges, UNESP

Doutor em Geografia (UNESP). Doutor em Ciências do Ambiente (ULisboa). Professor EBTT (IFMT)

Citas

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

COSTA, Moisés Meira; BENITES, Miguel Gimenez. Realismo na fotografia: um ensaio sobre o estudo da linguagem fotográfica para o ensino de geografia. Título Páginas, p. 455, 2009.

DOS SANTOS, Rita de Cássia Evangelista; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de Geografia: uma interface teoria e prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 167-184, 2011. DOI: https://doi.org/10.5902/223649947353

GUIMARÃES, S.T.L. Reflexões a respeito da paisagem vivida, topofilia e topofobia à luz dos estudos sobre experiência, percepção e interpretação ambiental. Geosul, v. 17, n. 33, p. 117-142, 2002.

MAXIMIANO, L. A. Considerações sobre o conceito de paisagem. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 8, 2004. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v8i0.3391

PEREIRA, Simões; ROMERO, Avelino. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Parâmetros curriculares nacionais, ensino médio;, 2000.

PUNTEL, Geovane. A Paisagem no ensino da Geografia. Ágora, v. 13, n. 1, p. 283-298, 2007

SALGUEIRO, T. B. Paisagem e geografia. Finisterra, v. 36, n. 72, 2001. DOI: https://doi.org/10.18055/Finis1620

SCHIER, Raul Alfredo. Trajetórias do conceito de paisagem na geografia. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 7, 2003. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v7i0.3353

TUAN, Y. F. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista/Space, time, place: a humanistic frame. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2011. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2011.11.a12804

VERGES, J. V. G.; BAUAB, F. P. A Transdisciplinaridade da Ciência de Alexander Von Humboldt (1769-1859): Intersecções junto aos Debates Contemporâneos sobre o Conhecimento. Boletim de Geografia, v. 33, n. 3, p. 17-30, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/bolgeogr.v33i3.21475

VESENTINI, J. W. Geografia e ensino: textos críticos. Papirus Editora, 1994.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

GOBIS VERGES, João Vitor. CRÍTICA E POÉTICA PARA O APRENDIZADO SOBRE A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 740–751, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p740-751.id150. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/589. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.