O IMPERATIVO DA MUDANÇA NO ENSINO DA LITERATURA: REPENSANDO OS MÉTODOS A PARTIR DE TEMAS GERADORES

Autores/as

  • Adilson Vagner de Oliveira UFPE

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.3

Palabras clave:

Literatura, Temas, Métodos, Ensino, Leitura

Resumen

Este artigo propõe discutir o ensino de literatura ao propor mudanças metodológicas baseadas na necessidade de fortalecer a leitura literária no espaço escolar, por meio de temas geradores de debates, onde obras ficcionais são selecionadas de acordo com uma temática central que as conecta. O trabalho também apresenta resultados da pesquisa realizada com 63 alunos do ensino médio em 2015, através de questionários com questões quali e quanti. Buscou-se obter as percepções e as preferências dos estudantes em relação aos temas selecionados para o semestre. Os dados demonstraram o interesse latente em debater, pelo viés literário, questões emergentes da atualidade, como problemas sociais, gêneros e racismo. A proposta demonstrou ser muito positiva, pois permitiu a apreensão significativa de temas importantes que promoveram a interação entre o texto literário e os elementos da realidade social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Adilson Vagner de Oliveira, UFPE

Doutorando em Ciência Política (UFPE). Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Citas

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORTOLON, Daniela. Projeto de ensino de literatura: o leitor em foco, o professor como mediador. Dissertação (Mestrado em Letras). PUC, Porto Alegre, 2006.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

COMPAGNON, Antoine. Le démon de la théorie: littérature et sens commun. Paris: Éditions du Seuil, 1998.

COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2011.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996

LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores e leitura. São Paulo: Moderna, 2001.

LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola. Rio de Janeiro: Globo, 1982.

MAGNAMI, M. Leitura, literatura e escola. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

OLIVEIRA, Adilson V. Língua e ensino: a experiência literária em foco. Revista de Letras Norte@mentos. Estudos Literários, Sinop, v. 8, n. 15, jan./jun. 2015.

PAIVA, Aparecida et al (Org). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

RICHARDSON, Roberto. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2015.

ROCCO, Maria T. F. Literatura/Ensino: uma problemática. São Paulo: Ática, 1992.

SILVA, Ivanda M. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: Anais do Evento Letras 30 anos do Programa de Pós-Graduação. Vol. 1, 2003 Disponível em < http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos> Acesso em 8 Jul, 2016.

ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

ZILBERMAN, Regina. A estética da recepção e a história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita: livro e literatura no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1991.

Publicado

2016-12-12

Cómo citar

VAGNER DE OLIVEIRA, Adilson. O IMPERATIVO DA MUDANÇA NO ENSINO DA LITERATURA: REPENSANDO OS MÉTODOS A PARTIR DE TEMAS GERADORES. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 1, n.º 1, p. 54–66, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.3. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/655. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías