O IMPERATIVO DA MUDANÇA NO ENSINO DA LITERATURA: REPENSANDO OS MÉTODOS A PARTIR DE TEMAS GERADORES

Autores/as

  • Adilson Vagner de Oliveira UFPE

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.3

Palabras clave:

Literatura, Temas, Métodos, Ensino, Leitura

Resumen

Este artigo propõe discutir o ensino de literatura ao propor mudanças metodológicas baseadas na necessidade de fortalecer a leitura literária no espaço escolar, por meio de temas geradores de debates, onde obras ficcionais são selecionadas de acordo com uma temática central que as conecta. O trabalho também apresenta resultados da pesquisa realizada com 63 alunos do ensino médio em 2015, através de questionários com questões quali e quanti. Buscou-se obter as percepções e as preferências dos estudantes em relação aos temas selecionados para o semestre. Os dados demonstraram o interesse latente em debater, pelo viés literário, questões emergentes da atualidade, como problemas sociais, gêneros e racismo. A proposta demonstrou ser muito positiva, pois permitiu a apreensão significativa de temas importantes que promoveram a interação entre o texto literário e os elementos da realidade social.

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Biografía del autor/a

Adilson Vagner de Oliveira, UFPE

Doutorando em Ciência Política (UFPE). Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

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Publicado

2016-12-12

Cómo citar

VAGNER DE OLIVEIRA, Adilson. O IMPERATIVO DA MUDANÇA NO ENSINO DA LITERATURA: REPENSANDO OS MÉTODOS A PARTIR DE TEMAS GERADORES. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 1, n.º 1, p. 54–66, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.3. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/655. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías