ESCRITAS LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO SOBRE POÉTICAS PÓS-MODERNISTAS

Autores

  • Adilson Vagner de Oliveira IFMT

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.27

Palavras-chave:

Poéticas pós-modernistas, Literatura, Poemas, Política

Resumo

Este trabalho analisa manifestações artísticas atuais que poderiam ser interpretadas como formas líricas da literatura. Trata-se de poemas escritos para fazer parte da paisagem urbana, a poesia utilizada em muros e paredes das cidades, como instrumentos de reflexão e resistência às ações sociais de opressão e violência, o que deriva a natureza predominantemente política dessas poéticas pós-modernistas. A pesquisa baseou-se na seleção de 50 imagens de poemas curtos transcritos em muros de cidades brasileiras, a fim de compor uma amostra aleatória de textos poéticos que pudessem revelar características comuns a essas produções. Os textos foram organizados e categorizados por meio da análise de conteúdo, a partir dos elementos temáticos mais representativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Vagner de Oliveira, IFMT

Mestre em Estudos Literários. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Referências

ABDALA JUNIOR, B. Literatura, história e política. Cotia-SP: Ateliê, 2007.

BACHELARD, G. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

COSSON, R. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2011.

HUTCHEON, L. Una poética del postmodernismo. Buenos Aires: Prometeo, 2014.

MARQUES, R. e BITTENCOURT, G. (Org.)Limiares críticos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

OLIVEIRA, A.V. Teoria do romance moderno em A insustentável leveza do ser de Milan Kundera. Revista Athena. Vol.7 nº2, 2014.

OLIVEIRA, A. V. Língua e ensino. A experiência literária em foco. Revista de Letras Norteamentos – Estudos Literários, Sinop – MT, Vol.8, nº15, jan/jun. 2015

OLIVEIRA, A. V. O imperativo da mudança no ensino da literatura: repensando os métodos a partir de temas geradores. Revista Prática Docente – RPD Confresa-MT. Vol.1 nº 1. Julho/Dezembro, 2016.

OLIVEIRA, A. V.; SANTOS, L. S. C.; KUABARA, S. Y. Transformando o ensino de literatura: uma reflexão sobre tradição e eurocentrismo. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros – RN, v. 05, n. 01, p. 160-174, jan./jun. 2016.

PAIVA, A. et al. (Org.) Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2008.

SILVA, A. R. Estudos literários em perspectiva: literatura, arte e educação. Cáceres-MT: Unemat, 2013.

WILLIAMS, R. Política do modernismo. São Paulo: Unesp, 2011.

Downloads

Publicado

08.07.2017

Como Citar

VAGNER DE OLIVEIRA, Adilson. ESCRITAS LITERÁRIAS CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO SOBRE POÉTICAS PÓS-MODERNISTAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 3–12, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.27. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/640. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias