SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS SUPERIORES DO IFMT: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS E DESAFIOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23044.id741

Palavras-chave:

Curricularização da extensão, Cursos superiores, Instituto Federal de Mato Grosso

Resumo

O artigo apresentado tem origem no projeto de pesquisa intitulado “Curricularização da Extensão: uma análise da implementação e sua indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal de Mato Grosso”, de cunho qualitativo, em que se investigou a implementação da curricularização da extensão nos cursos superiores do IFMT. Utilizando um questionário, do qual obtivemos trinta e nove respostas de servidores da instituição que trabalham diretamente com cursos superiores – de um total de sessenta e dois cursos -, e reuniões com duas equipes de gestão de cursos de graduação do IFMT, analisamos o contexto desta instituição, partindo de uma proposta de problematização do processo de curricularização da extensão. Os resultados apontam para a necessidade da promoção de diálogos sobre as dificuldades do corpo docente e gestão de cursos na implementação da extensão no currículo, assim como para a importância da formação, visando a compreensão deste processo que se apresenta ainda incipiente na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Marins Ojeda, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Graduada no curso de Licenciatura em História, pela Universidade Federal de Mato grosso (UFMT). Especialista em Gestão e didática do Ensino Superior pelo Instituto Panamericano de Educação. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da UFMT. Técnica em Assuntos educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso. Atuou como docente na área de História entre os anos de 2015 e 2017, possui experiência em gestão escolar e em processos de avaliação interna e externa de cursos superiores de graduação. Atualmente desenvolve pesquisas em torno da temática de apoio pedagógico, em suas diversas frentes, assim como em estudos de gênero e diversidade. 

Patrícia Pereira da Silva Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFG. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UNEMAT campus Cáceres (2019) na linha de pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas. Especialista em Educação à Distância pela AVM Faculdade Integrada do Rio de Janeiro (2013) Licenciada em Letras Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2014). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT na Pró-Reitoria de Ensino - PROEN atuando na Diretoria de Graduação. Experiência na área de Educação. Temas de interesse, estudo e pesquisa: desenvolvimento curricular; avaliação escolar; avaliação da aprendizagem; práticas avaliativas; políticas de avaliação (dos sistemas, institucional, de desempenho, pedagógica); orientação e supervisão pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem; formação inicial e continuada de professores.

Vanessa Batista, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Graduanda do curso de Bacharelado em Zootecnia. Discente - IFMT Campus Alta Floresta.

Referências

ALMEIDA, Daisy Santos de; CAPUTO, Maria Constantina. Extensão universitária e cidadania: conceitos, histórico e práticas no Brasil e na UFBA. In: Universidade e sociedade : concepções e projetos de extensão universitária / Maria Constantina Caputo, Carmen Fontes Teixeira (Org.). - Salvador: EDUFBA, 2014. p. 15-31.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70 LDA, 1977.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Maria Clara Bicudo Cesar. Brasília, 2007. 88 p.

BRASIL. Presidência da República Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 Aprova o Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências Disponível em http:://extensão ufrj br/images/stories/Anexos/PNE_ 2014. Acesso em janeiro de 2023.

BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dez. de 2018: Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/201, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências; 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 18 de julho de 2023.

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves. Curricularização da extensão: o desafio no contexto das licenciaturas. Revista Panorâmica – ISSN 2238-9210 - Edição Especial 2019.

FERNANDES, Marcelo Costa; SILVA, Luciane Maria Sales da; MACHADO, Ana Larissa Gomes;MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista | Belo Horizonte | v. 28 | n. 04 | p. 169-194| dez. 2012.

FERREIRA, Olgamir Amâncio. Desafios e Perspectivas para a Curricularização da Extensão nas IEs Públicas. YouTube, 06 de junho de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=axKGqv4dPFg. Acesso em: 19 de julho de 2023.

FORPROEX, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades. Indissociabilidade ensino–pesquisa–extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão/Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Porto Alegre : UFRGS ; Brasília : MEC/SESu, 2006. Disponível em: https://www.uemg.br/downloads/indissociabilidade_ensino_pesquisa_extensao.pdf. Acesso em janeiro, 2023.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1986.

IFMT. Resoluções CONSEPE nº021, de 20 de abril de 2021. Disponível em: https://ifmt.edu.br/media/filer_public/f2/e9/f2e9f18d-c106-48e0-92d5-224f90d6a30d/resolucao_21-2021_-_recomendar_a_aprovacao_do_regulamento_para_a_curricularizacao_da_extensao_com_anexo.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2023.

IFMT. Resolução CONSUP 22/2021, de 25 de maio de 2021. Disponível em: https://proen.ifmt.edu.br/media/filer_public/b7/1d/b71dae1c-3a6e-4c31-8eca-adbd0662cfd5/resolucao_22_regulamento_da_curricularizacao_da_extensao.pdf. Acesso em: 19 de julho de 2023.

IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Curricularização da extensão: experiência da articulação estensão-pesquisa-ensino-extensão como potencializadora da produção e aplicação de conhecimentos em contextos reais / Simone Loureiro Brum Imperatore. - Rio de Janeiro: Gramma, 2019.

INEP. Instrumentos de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf. Acesso em: 18 de julho de 2023.

JUNG, Hildegard Susana; FOSSATTI, Paulo. (2018). Duas décadas de LDB 9394/96: gênese, (des)caminhos, influência internacional e legado. Teoria E Prática Da Educação, 21(3), 53-65. https://doi.org/10.4025/tpe.v21i3.45213

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de; SÍVERES, Luiz. Nas Fronteiras da Indissociabilidade – A Contribuição da Extensão Universitária. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013.

MIGUEL, José Carlos. A curricularização da extensão universitária no contexto da função social da universidade. Revista Práxis Educacional • 2023• v. 19, n. 50. 31 de janeiro de 2023

PARO, César Augusto. Extensão universitária na transformação social: apontamentos a partir da extensão popular. Estudos Universitários: revista de cultura, UFPE/Proexc, Recife, v. 38, n. 2, p. 129-162, jul./dez., 2021

PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional: 2019-2023/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Cuiabá: IFMT, 2019.

SANTOS, Alfredo Balduíno. A curricularização da extensão universitária a partir do plano nacional de Educação do Brasil: dificuldades e possibilidades. Tese de doutoramento. 2020. Universidade do Minho, Braga/PT.. 245pp.

SILVA, Mariane Carloto da; CEZAR, Amanda do Prado Ferreira. Aprendizagem e o currículo no ensino superior: algumas considerações sobre adaptação curricular. In: XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20566_11249.pdf. Acesso em janeiro, 2023.

VOLKWEISS, Anelise; LIMA, Vanessa Mendes de; RAMOS, Maurivan Güntzel; FERRARO, José Luís Schifino. (2019). Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, 10(1), e29112. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2019.1.29112

Downloads

Publicado

24.01.2024

Como Citar

OJEDA, C. M.; LOPES, P. P. da S.; BATISTA, V. SOBRE A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS SUPERIORES DO IFMT: UMA ANÁLISE DOS PERCURSOS E DESAFIOS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 8, p. e23044, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23044.id741. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/741. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias