A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRODUÇÃO DO DISCURSO IDENTITÁRIO DO JOVEM NEGRO NAS AULAS DE REDAÇÃO
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22103.id1744Palavras-chave:
Ensino, Leitura, Produção de texto audiovisualResumo
É fato que com a evolução das práticas pedagógicas, outras formas de ensinar e aprender vão surgindo, como a utilização das ferramentas tecnológicas como o vídeo-minuto. A temática do vídeo-minuto relaciona-se à questão da identidade dos afrodescendentes que não expõem o que pensam sobre a situação do negro no Brasil. Assim, o objetivo foi verificar e descrever o uso do gênero digital vídeo-minuto como possibilidade de um posicionamento dos alunos afrodescendentes contra o racismo enfrentado na escola e no cotidiano. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com natureza qualitativa, mediante a leitura referencial e ficcional em sala de aula. Os teóricos norteadores da abordagem que sustentaram este estudo foram Bakhtin (2000), Bronckart (2007), Marcuschi (2008), Almeida (2019), Quijano (2005) e Schwarcz (1993), além da BNCC (2018). Com o desenvolvimento desta pesquisa, espera-se fomentar mais discussões sobre o negro no Brasil, estimular a opinião dos alunos sobre seu próprio contexto.
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