FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22079.id1453

Palavras-chave:

Gênero e Sexualidade, Ciências da Natureza, Formação de professores

Resumo

A pesquisa buscou analisar as concepções de licenciandos e licenciandas de três cursos voltados a formação de professores e professoras da área de Ciências da Natureza, referentes aos termos Gênero e Sexualidade. Visto que a mídia, a sociedade e os discursos conservadores reforçam e contribuírem para a construção de visões tendenciosas referentes a estas temáticas. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado um questionário e para a exploração dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, da qual emergiram três categorias. Os resultados demonstram que estudantes de licenciatura apresentam entendimentos equivocados sobre as terminologias Gênero, Sexualidade e Orientação sexual e sinalizam que a Universidade aborda pouco essas temáticas, ao mesmo tempo, reconhecem a importância de se trabalhar com essas questões nos espaços escolares. Por fim, a pesquisa aponta que são necessários maiores aprofundamentos acerca da temática Gênero e Sexualidade na formação de professores e professoras, haja vista que essas questões fazem parte do cotidiano e estão presentes na vida das educandas e dos educandos.

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Biografia do Autor

Thamires Luana Cordeiro, UFSM

Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde (UFSM)

Eliane Gonçalves dos Santos, UNIJUI

Doutora em Educação em Ciências (UNIJUI) Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

CORDEIRO, Thamires Luana; GONÇALVES DOS SANTOS, Eliane. FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22079, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22079.id1453. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/218. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias