A APLICAÇÃO DO XADREZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Hellen Christiny Almeida Martins Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Thiago Beirigo Lopes Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Xadrez, Matemática, Educação, Interdisciplinaridade

Resumo

Este estudo investiga o uso do xadrez como ferramenta pedagógica no aprendizado de matemática. Fundamentado em teorias de Piaget, Vigotsky e outros estudiosos, o estudo pretende utilizar métodos qualitativos e quantitativos para analisar os benefícios cognitivos e emocionais do xadrez em alunos do ensino fundamental. Espera-se que a prática do xadrez melhore o desenvolvimento cognitivo dos alunos e auxilie no aprendizado da matemática, proporcionando uma experiência de ensino rica e interdisciplinar. A pesquisa será conduzida em escolas públicas com questionários, observações e entrevistas, comparando alunos que praticam xadrez com aqueles que não praticam, destacando as diferenças entre as habilidades cognitivas de cada um e seu desempenho na matemática.

Referências

PAIM, Liege Maciel Ramos. Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

SILVA, Lázaro Fernando Rodrigues; FERREIRA, Sérgio Eduardo. Utilização do Xadrez na Matemática: Estudo de Caso. Santa Helena de Goiás: UEG, 2011.

NÚCLEO DO CONHECIMENTO. Estudo dos efeitos do jogo do xadrez no ensino da matemática. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/efeitos-do-jogo. Acesso em: 10 jun. 2024.

LOPES, Leni Isabel Gonçalves. Uso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino-aprendizagem da matemática. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Alegrete, 2011.

GÓES, D. de C. O jogo de Xadrez e a formação do professor de matemática. 2002. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

DAUVERGNE, Peter. O caso do Xadrez como ferramenta para desenvolver as mentes de crianças. In: FILGUTH, Rubens (Org). A importância do Xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 11 - 17.

FERGUNSON, Robert. Resumen sobre investigaciones del ajedez y su impacto em La educacion. In: FILGUTH, Rubens (Org). A importância do Xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 18 - 24.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Martins, H. C. A., & Lopes, T. B. (2024). A APLICAÇÃO DO XADREZ NO ENSINO DE MATEMÁTICA: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E NO APRENDIZADO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1114

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>