PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação financeira, Legislação, Barreiras psicológicas, Gestão financeiraResumo
Este trabalho visa realizar um estudo bibliográfico a respeito dos paradigmas da educação financeira no Brasil, tendo em vista o crescimento desenfreado de brasileiros endividados, mesmo dispondo de renda fixa, evidenciando a necessidade de educação financeira de base sólida. Tem como objetivo investigar métodos eficazes, as barreiras psicológicas que dificultam a gestão financeira e a relação entre idade e a imaturidade na administração das finanças pessoais, e entender como a educação financeira pode contribuir com o cenário econômico atual. Espera-se como resultado, disponibilizar um material com informações valiosas para pessoas que estão em busca de um norte em sua vida financeira, tendo em vista que este trabalho irá apontar algumas das principais publicações, legislação vigente e o que o governo vem disponibilizando aos cidadãos para mudar essa realidade de endividamento.
Referências
CORDERO, Nilton José Neves; COSTA, Manoel Guto Vasconcelos; SILVA, Marcio Nascimento da. Educação financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica
. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018.
OLIVIERI, Maria de Fátima Abud. Educação Financeira. ENIAC Pesquisa, Guarulhos (SP), v. 2, n. 1, p. 43-51, jan.-jun. 2013.
BRASIL. Implementando a estratégia nacional de educação financeira. Documento traduzido e publicado em conjunto pela Presidência Russa do G20 e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/PORT/enef.asp?frame=1 Acesso em 09 de dezembro de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.