PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

Autores

  • Mellyssa Karynny Coelho de Souza Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Educação financeira, Legislação, Barreiras psicológicas, Gestão financeira

Resumo

Este trabalho visa realizar um estudo bibliográfico a respeito dos paradigmas da educação financeira no Brasil, tendo em vista o crescimento desenfreado de brasileiros endividados, mesmo dispondo de renda fixa, evidenciando a necessidade de educação financeira de base sólida. Tem como objetivo investigar métodos eficazes, as barreiras psicológicas que dificultam a gestão financeira e a relação entre idade e a imaturidade na administração das finanças pessoais, e entender como a educação financeira pode contribuir com o cenário econômico atual. Espera-se como resultado, disponibilizar um material com informações valiosas para pessoas que estão em busca de um norte em sua vida financeira, tendo em vista que este trabalho irá apontar algumas das principais publicações, legislação vigente e o que o governo vem disponibilizando aos cidadãos para mudar essa realidade de endividamento.

Referências

CORDERO, Nilton José Neves; COSTA, Manoel Guto Vasconcelos; SILVA, Marcio Nascimento da. Educação financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica

. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 69-84, 2018.

OLIVIERI, Maria de Fátima Abud. Educação Financeira. ENIAC Pesquisa, Guarulhos (SP), v. 2, n. 1, p. 43-51, jan.-jun. 2013.

BRASIL. Implementando a estratégia nacional de educação financeira. Documento traduzido e publicado em conjunto pela Presidência Russa do G20 e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/PORT/enef.asp?frame=1 Acesso em 09 de dezembro de 2024.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Souza, M. K. C. de, & Vieira, S. A. G. (2024). PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1121

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>