O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
Palavras-chave:
Educação Matemática, Metodologias ativas, Estatística, EnsinoResumo
A Estatística, ciência que transforma dados em conhecimento, é uma ferramenta poderosa que auxilia na tomada de decisões e, por isso, seu estudo não se limita apenas nas áreas exatas, tendo grande aplicação nas mais diversas áreas do conhecimento, como em análises esportivas, nas investigações médicas, em pesquisas sociais, entre outros. No entanto, seu ensino, especialmente nas escolas, enfrenta desafios que podem comprometer a compreensão dos alunos sobre sua relevância e aplicabilidade. Este estudo tem como objetivo principal investigar a qualidade do ensino de Estatística na cidade de Confresa-MT. A pesquisa busca compreender como os professores abordam os conceitos estatísticos, quais recursos didáticos são utilizados e como os alunos percebem a importância dessa disciplina. Além disso, a pesquisa pretende identificar os principais desafios enfrentados no ensino da Estatística e propor soluções para melhorar a aprendizagem dos alunos. O objetivo é apresentar uma proposta fundamentada para o ensino de estatística que incentive a participação ativa dos estudantes, melhore a compreensão dos conceitos e demonstre a aplicabilidade da estatística na vida cotidiana.
Referências
DAMINELLI, Elisa. Uma proposta de ensino de estatística na 8ª série/9º ano do ensino fundamental. 2011.
FERNANDES, José António. Ensino e aprendizagem da Estatística: Realidades e desafios. 2009.
LIMA NETO, Leonardo Pospichil et al. A aprendizagem baseada em projetos como metodologia para o ensino de estatística. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.