MATEMÁTICA NA TRILHA: UM MÉTODO LÚDICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Josilane Dias de Souza Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Suellen Aparecida Greatti Vieira Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Palavras-chave:

Matemática, Ensino Fundamental, Quatro Operações, Jogo Pedagógico

Resumo

O presente trabalho, propõe o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro pedagógico baseado no modelo de trilha, com o objetivo de facilitar o aprendizado das operações matemáticas básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão, no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, e tem como principal objetivo demonstrar uma nova estratégia de ensino para os estudantes e promover a aprendizagem utilizando esse método de ensino, nos conteúdos matemáticos, Dessa forma, espera-se que os alunos apresentem melhorias significativas na compreensão das operações básicas e que melhorem sua autonomia, seu raciocínio lógico, trabalho em equipe, comunicação e resoluções de conflitos, uma vez que os alunos precisam colaborar para avançar no jogo e consequentemente fiquem mais confiantes para resolver cálculos e assim contribuindo para uma aprendizagem mais significativa e duradoura aumentando o interesse pelas aulas de matemática.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017.

FARIAS, Mirian Zuqueto. Os jogos e sua contribuição na aprendizagem da matemática. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 05, pp. 82-95. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/jogos-e-sua-contribuicao. Acesso em 24 nov. 2024.

HOLANDA, Douglas Medeiros de; FREITAS, Izabela Barbosa; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Matemática no Ensino Médio: Dificuldades Encontradas Nos Conteúdos Das Quatro Operações Básicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 5, n. 2, 2020 – Publicação: agosto, 2020 - ISSN 2525-4332. Disponível em: https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v5i2.7160 . Acesso em 24 nov. 2024.

SAMPAIO, Jéssica dos Santos; JUNIOR, José Cirqueira Martins; SOUZA, Anderson Ribeiro de. Jogos Matemáticos Como Instrumento de Auxílio na Aprendizagem Das Quatro Operações. Brazilian Journal of Development ISSN: 2525-8761 21103. Curitiba, v.7, n.3, p. 21103-21108 mar 2021.

Downloads

Publicado

20.12.2024

Como Citar

Souza, J. D. de, & Vieira, S. A. G. (2024). MATEMÁTICA NA TRILHA: UM MÉTODO LÚDICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 2(2). Recuperado de https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/1118

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>