A Contribuição do Xadrez no Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizado de Matemática
Palavras-chave:
Xadrez, Matemática, Educação, Interdisciplinaridade.Resumo
Este estudo investiga o uso do xadrez como ferramenta pedagógica no aprendizado de matemática. Fundamentado em teorias de Piaget, Vigotsky e outros estudiosos, o estudo pretende utilizar métodos qualitativos e quantitativos para analisar os benefícios cognitivos e emocionais do xadrez em alunos do ensino fundamental. Espera-se que a prática do xadrez melhore o desenvolvimento cognitivo dos alunos e auxilie no aprendizado da matemática, proporcionando uma experiência de ensino rica e interdisciplinar. A pesquisa será conduzida em escolas públicas com questionários, observações e entrevistas, comparando alunos que praticam xadrez com aqueles que não praticam, destacando as diferenças entre as habilidades cognitivas de cada um e seu desempenho na matemática.
Referências
DAUVERGNE, Peter. O caso do Xadrez como ferramenta para desenvolver as mentes de crianças. In: FILGUTH, Rubens (Org). A importância do Xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 11 - 17.
FERGUNSON, Robert. Resumen sobre investigaciones del ajedez y su impacto em La educacion. In: FILGUTH, Rubens (Org). A importância do Xadrez. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 18 - 24.
GÓES, D. de C. O jogo de Xadrez e a formação do professor de matemática. 2002. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
LOPES, Leni Isabel Gonçalves. Uso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino-aprendizagem da matemática. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Alegrete, 2011.
NÚCLEO DO CONHECIMENTO. Estudo dos efeitos do jogo do xadrez no ensino da matemática. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/efeitos-do-jogo. Acesso em: 10 jun. 2024.
PAIM, Liege Maciel Ramos. Contribuição do jogo de Xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
SILVA, Lázaro Fernando Rodrigues; FERREIRA, Sérgio Eduardo. Utilização do Xadrez na Matemática: Estudo de Caso. Santa Helena de Goiás: UEG, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.