LER É CIVILIZADO, ESCREVER É BÁRBARO: CONSTRUÇÕES TEXTUAIS COM ADOLESCENTES APRENDENTES EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e094.id1291

Palavras-chave:

Ensino Emergencial, Produção de Textos, Sequência Didática

Resumo

De repente, não mais que de repente, fez-se necessário o ensino emergencial virtual, de noite para um dia, não mais presença pessoalizada nas interações face a face, corporificadas em sala de aula. Ante a conjuntura ensejada pelo pandêmico, como mobilizar discentes adolescentes para produzirem textos, excogitarem e se apropriarem do próprio processo de escrita? Da necessária e urgente resposta a esta indagação erigiu-se a experiência narrada aqui. Buscou-se, por meio de uma sequência didática, co-construir com estudantes do Ensino Médio integrado a Cursos Técnicos, artigos de opinião de modo que com a edição, reescrita, apropriação metalinguística e publicitação, ensejaram a produção de vídeos compartilhados em diferentes redes sociais. A produção enunciada foi factível porque as relações docente/discentes se ampliaram e adquiriram o propósito político, converteu-se em ato político com vistas a alcançar outros adolescentes aprendentes em contextos de escolas públicas.

Downloads

Métricas

PDF views
2

Biografia do Autor

Edson Gomes Evangelista, IFMT

Doutor em Educação, Professor de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas no IFMT, Campus Bela Vista, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/IFMT)

Referências

ANDRADE, Oswald de. A descoberta, Erro de Português, Vício na fala, e pronominais. Comunicação & Educação, n. 24, p. 98-99, 2002. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i24p98-99

BAKHTHIN, Mikail. Estética da Criação Verbal. Translated Paulo Bezerra. 2003.

BERGMANN, Jonathan. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem; tradução Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índices. Tradução de Ênio Paulo Giachini. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

GOMES EVANGELISTA, Edson. Narrativas de professores de língua portuguesa e língua espanhola em processo inicial do tornar-se docente em contextos institucionais. Tese de Doutorado, UFMT, 2017.

MORAES, Vinícius de. Soneto da Separação. In: DE MORAES, Vinícius Livro de sonetos. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MOREIRA, J. António; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, Maceió, Vol. 12. Número Especial 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p446-460

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ-MESTRE, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Mercado de Letras, 2004.

Downloads

Publicado

31.12.2021

Como Citar

GOMES EVANGELISTA, Edson. LER É CIVILIZADO, ESCREVER É BÁRBARO: CONSTRUÇÕES TEXTUAIS COM ADOLESCENTES APRENDENTES EM TEMPOS PANDÊMICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e094, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e094.id1291. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/305. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias