A ABORDAGEM DE FRAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS NO PNLD DE 2020

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2020.v5.n3.1529-1546.id826

Palavras-chave:

Fração, Ensino, Aprendizagem, Livro Didático, PNLD

Resumo

Dada a problemática existente em torno do ensino e da aprendizagem de fração, nos desafiamos a analisar o modo como livros didáticos, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2020, apresentam o conteúdo de fração aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental. A consecução da pesquisa bibliográfica se deu a partir de uma consulta à literatura que tematiza o processo de ensino e aprendizagem do conceito de fração, considerando os diferentes significados e as características das quantidades. Foram analisadas as nove obras disponíveis em meio digital, embora o PNLD conte com onze coleções para consulta pelos professores. É possível inferir que as obras analisadas apresentam o conteúdo de fração sem considerar os conceitos abordados neste trabalho, aspectos primordiais ao processo de compreensão conceitual. Outrossim, priorizam quantidades contínuas e extensivas e o significado parte – todo em detrimento das demais abordagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Euvaldo de Souza Carvalho, SEMED

Mestre em Matemática (UFT) Professor na Secretaria Municipal de Educação de Palmas (SEMED)

Idemar Vizolli, UFT

Professor em programas de Mestrado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Integrante da Rede Amazônia de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC)

Onésimo Rodrigues Pereira, SEMED

Mestre em Matemática (UFT) Professor na Secretaria Municipal de Educação de Palmas (SEMED)

Referências

BEHR, M.; HAREL, G.; POST, T.; LESH, R. Rational number, ratio and proportion. In: Grows, D. A. (Ed), Handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: MacMillan, p. 296-333, 1992.

BIANCHINI, Edwaldo. Matemática - Bianchini. 9 ed. São Paulo: Moderna, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: matemática – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019.

CARVALHO, Euvaldo de Souza. Sequência Didática: uma proposta para o ensino do conceito de fração. 2017. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional - PROFMAT) – Universidade Federal do Tocantins. Arraias, 2017.

CHAVANTE, Eduardo Rodrigues. Convergências Matemática: 6° Ano. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2018.

DANTE, Luiz Roberto. Teláris Matemática: 6° Ano. 3 ed. São Paulo: Ática, 2018.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: Percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. rev. Campinas, São Paulo, SP. 2012.

FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GAY, Mara Regina Garcia; SILVA, Willian Raphael. Araribá Mais: Matemática. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. CASTRUCCI, Benedicto. A Conquista da Matemática: 6° Ano. 4 ed. São Paulo: FTD, 2018.

KIEREN, Thomas E. Number and measurement: mathemathical, congnitive and instrucional foundaments of rational number.Columbs: OHERIC/SMEA, p. 101-144, 1976.

LIMA, Elon Lages. Números e Funções. Rio de Janeiro: SBM, 2013.

MERLINI, Vera Lucia. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2005.

NUNES, Terezinha. et al. The effect of situations on children’s understanding of fractions. Trabalho apresentado no encontro da British Society for Research on the Learning

of Mathematics.Oxford, junho de 2003.

OLIVEIRA, Carlos N. C. de; FUGITA, Felipe. Geração Alpha Matemática. 2 ed. São Paulo: Edições SM, 2018.

SAMPAIO, Fausto Arnaud. Trilhas da matemática, 6° ano. 1 ed. São Paulo: Saraiva, p. 162 – 180, 2018.

SCHASTAI, Marta Buda; FARIAS, Elizabeth Regina Streisky de; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. Formação de Professores e o Ensino de Frações nos Anos Iniciais. 1. ed. Curitiba: Appris, v. 1. p. 193, 2017.

SILVA, Maria do Socorro Lucinio da Cruz. Concepções e práticas de professores do Ensino Fundamental sobre o ensino de frações: um estudo em escolas de Cuiabá. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Cuiabá, 2013.

SILVEIRA, Ênio. Matemática: Compreensão e Prática. 5 ed. São Paulo: Moderna, 2018.

SOUZA, Joamir Roberto de. Matemática, Realidade & Tecnologia: 6° Ano. 1 ed. São Paulo, FTD, 2018.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa - Como ensinar. Porto Alegre - RS: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

SOUZA CARVALHO, Euvaldo de; VIZOLLI, Idemar; RODRIGUES PEREIRA, Onésimo. A ABORDAGEM DE FRAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS NO PNLD DE 2020. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1529–1546, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2020.v5.n3.1529-1546.id826. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/418. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias