UM OLHAR SOBRE ASPECTOS DE FRAÇÃO PRESENTES NA PRIMEIRA PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p114-133.id382

Palavras-chave:

Educação, Avaliação em larga escala, Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins, Fração

Resumo

O conteúdo de fração está presente no currículo escolar desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; integra avaliações de larga escala de sistemas de avaliação da União, Estados e Municípios; e tem sido objeto de pesquisas em programas stricto sensu. Este estudo integra uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento por professores e estudantes dos Cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Tocantins e tem como objetivo analisar os aspectos de fração que se fazem presentes em questões da prova do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (SAETO), aplicada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no ano de 2011. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se fez uso de consulta bibliográfica e documental. As análises inspiram-se na teoria dos registros de representação semiótica, significados de fração e características das quantidades. Foram analisadas 06 questões (cinco do 9º ano e uma do 3º ano). Os resultados indicam que se devem considerar os aspectos supramencionados por ocasião do processo de ensino e aprendizagem, de modo que os estudantes compreendam o conceito de fração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Severino Roberto de Lima, UFT

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professor da Educação Básica na Rede Estadual do Tocantins (SEDUC-TO)

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, UFT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Canaã dos Carajás (SEMEC-CC)

Ademir Brandão Costa, UFT

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professor da Educação Básica na Rede Estadual do Pará (SEDUC-PA)

Idemar Vizolli, UFT

Doutor em Educação (PPGE-UFPR) Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Referências

BERTONI, Nilza Eigenheer. História da SBEM Sociedade Brasileira de Educação Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife-PE. Anais... CD-ROM. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004.

BERTONI, Nilza Eigenheer. Educação e linguagem matemática 4. Módulo V, vol. 2. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.

BONAMINO, Alicia Maria Catalano de. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

CARVALHO, Euvaldo de Souza. Sequência Didática: uma proposta para o ensino do conceito de fração. 2017. 103 f. Arraias, TO: Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT). Universidade Federal do Tocantins. Arraias/TO, 2017.

DUVAL, Raymond. Registres de représentation sémiotique et fonctionnements cognitif de la pensée. In: Annales de didactique et Sciences Cognitives. Strasbourg: vol. 5, pp. 37-65. IREM-ULP, 1993.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, S. A. D. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003. p. 11-34.

DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Bern, Berlin, Frankfurt/M. New York, Paris, Wien: Peter Lang, editions scientifiques européennes, 1995.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registro semiótico e aprendizagens intelectuais. Fascículo I. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Avaliação da educação básica e ação normativa federal. In: Cadernos de Pesquisa, v. 34, 2004, p. 663-689. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n123/a08v34123.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300008

GATTI, Bernadete Angelina. Avaliação de sistemas educacionais no Brasil. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 09, 2009, p. 7-18. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KIEREN, Thomas; PIRIE, Susan. On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In: LESH, R. (Ed.). Number and Measurement: Paper from a research workshop. Columbos/Ohio: ERIC/MEAC, 1976. p. 101-144.

MERLINI, Vera Lucia. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. 2005. 238 f. São Paulo: Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2005.

NUNES, Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; MAGINA, Sandra; BRYANT, Peter. Educação matemática 1: números e operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter; PRETZLIK, U.; HURRY, J. The effect of situations on children’s understanding of fractions. In: BRITISH SOCIETY FOR RESEARCH ON THE LEARNING OF MATHEMATICS. Anais... Oxford, jun. 2003.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças Fazendo Matemática. Porto Alegre/RS: Artes Médicas, 1997.

SALTO – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS. Caderno do Aluno: 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental. Tocantins, 2011.

SALTO – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS. Caderno do Aluno. 3ª Série do Ensino Médio. Tocantins, 2011.

SANTANA, Larissa Elfísia de Lima; LIMA, Luíza Helena Martins; SILVA, Silvana Holanda; OLIVEIRA, Bárbara Pimentel. Frações e seus diferentes registros de representação semiótica: uma análise da percepção de futuros pedagogos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: SBEM, 2013.

SANTANA, Larissa Elfísia de Lima. Os saberes conceituais de pedagogos em formação inicial, acerca de Fração. 2012. 182 f. Fortaleza: Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2012.

SOUSA, Sandra Zákia. Concepções de Qualidade da Educação Básica Forjadas por meio de Avaliações em Larga Escala. Avaliação, Campinas, v. 19, n. 2, jul. 2014, p. 407-420. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200008

SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação externa em larga escala no âmbito do estado brasileiro: interface de experiências estaduais e municipais de avaliação da educação básica com iniciativas do governo federal. In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernadete Angelina. (Orgs.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis/SC: Insular, 2013. p. 61-85. Disponível em: <http://www.producao.usp.br/handle/BDPI/44535>. Acesso em: 28 nov. 2018.

TOCANTINS. Lei nº 2.977, de 08 de julho de 2015. Publicada no Diário Oficial nº 4.411. Aprova o Plano Estadual de Educação do Tocantins – PEE/TO (2015-2025). Disponível em: <https://central3.to.gov.br/arquivo/412370/>. Acesso em: 21 fev. 2019.

VIZOLLI, Idemar. Registros de alunos e professores de educação de jovens e adultos na solução de problemas de proporção-porcentagem. 2006. 245f. + 188 anexos (CD). Curitiba: Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Paraná. Curitiba/PR, 2006.

VIZOLLI, Idemar. Registros de representação semiótica no estudo de porcentagem. 2001. 245 f. Florianópolis: Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis/SC, 2001.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

ROBERTO DE LIMA, Severino; FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA, Ritianne de; BRANDÃO COSTA, Ademir; VIZOLLI, Idemar. UM OLHAR SOBRE ASPECTOS DE FRAÇÃO PRESENTES NA PRIMEIRA PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 114–133, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p114-133.id382. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/550. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias