CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NAS MATRIZES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Matemática, Matriz curricular, Curso de Pedagogia

Resumo

Reiteradas vezes ouvimos professores que ensinam Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental reclamar que em sua formação em nível superior a matemática e seu ensino têm sido relegados ao segundo plano. Isso nos levou a analisar que conteúdos matemáticos se fazem presentes na matriz curricular dos Cursos de Pedagogia ofertados no Estado do Tocantins. Trata-se de um estudo documental, com uma perspectiva metodológica qualitativa, substanciada pela interlocução com a literatura e análise da matriz curricular dos cursos. Os resultados indicam fragilidades no processo de ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, em função de que em média 2,56% a 6,96% da carga horaria total dos cursos são destinadas ao processo de ensino desta ciência. O estudo indica que fatores como carga horária reduzida, a falta de conhecimentos matemático dos estudantes, aliados ao viés eminentemente metodológico, a formação desses profissionais fica comprometida e, ao atuarem na docência, sentem-se limitados em sua ação pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ademir Brandão Costa, PPPGE

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT)

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, PPPGE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (PPPGE/UFT)

Maria José de Pinho, PPGE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) Professora na Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT)

Idemar Vizolli, PPGE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Professor na Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT)

Referências

ALVES, Francisca Terezinha Oliveira; CAVALCANTE, Rosicláudia Bezerra. Ensino de Matemática no curso de Pedagogia: Concepções dos graduandos sobre suas aprendizagens. Revista Educação Matemática Em Foco, v. 6, n. 2, p. 78-101, 2018.

BEZERRA, Renata Camacho; BONDEZAN, Andreia Nakamura. O ensino da Matemática no curso de Pedagogia/PARFOR: Refletindo a formação de professores. Trilhas Pedagógicas, Pirassununga - SP, 5, n. 5, 2015. 122-133. Disponivel em: http://www.fatece.edu.br/arquivos/arquivos%20revistas/trilhas/volume5/8.pdf. Acesso em: 01 Mar 2019.

BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. A investigação qualitativa em educação. Porto/Portugal: Porto editora, 2010.

BRASIL. e-MEC. emec.mec.gov.br, 2019. Disponível em: http://emec.mec.gov.br. Acesso em: 28 Jan 2019.

BRASIL, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno. Resolução CNE/ CP n° 01, de 15 de maio de 2006, Brasília, 2006.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

COSTA, Jaqueline de Morais; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; COSTA, Ercules. A formação para matemática do professor de anos iniciais. Ciência & Educação, Bauru - SP, 22, n. 2, 2016. 505-522. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5562741. Acesso em: 21 Jan 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320160020014

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. Tese de Doutorado (Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica PUC - SP, São Paulo, 2004.

CURI, Edda. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2005. DOI: https://doi.org/10.35362/rie3752687

FERREIRA, Viviane Lovatti; PASSOS, Laurizete Ferragut. Metodologia do Ensino de Matemática: Uma análise de programas de ensino dos cursos Pedagogia. Anais do XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE 2013, Curitiba - PR, set., p. 31139-31155, 2013. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7174_5209.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.

FIORENTINI, Dario. A pesquisa e as práticas de formação de professores de Matemática em face das políticas públicas no Brasil. Bolema-Boletim de Educação Matemática, Rio Claro - SP, v. 29, p. 43-70, 2008.

SILVA FILHO, Aloisio Machado. A importância da estatística na formação do profissional pedagogo. Cairu em Revista: Sociedade, Educação, Gestão e Sustentabilidade, Salvador - BA, v. 3, n. 3, 2014. Disponível em: https://www.cairu.br/revista/arquivos/artigos/2014/Artigo_IMPORTANCIA_ESTATISTICA.pdf. Acesso em: 21 Jan 2019.

GATTI, Bernardete Angelina. Análise dos cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia. In: GATTI, Bernardete Angelina; NUNES, Marina Nuniz Rosa. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. Textos FCC. São Paulo - SP: FCC/DPE, 2009. p. 11-56.

GUALBERTO, Priscila Mara de Araújo; ALMEIDA, Rafael. Formação de professores das séries iniciais, algumas considerações sobre a formação matemática e a formação dos professores das licenciaturas em pedagogia. Olhar de Professor, Ponta Grossa - PR, 12, n. 2, 2009. 287-308. Disponivel em: https://www.redalyc.org/pdf/684/68419274004.pdf. Acesso em: 09 Jan 2019. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308

LIMA, Simone Marques. A formação do pedagogo e o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá - MT, 2011.

PINHO, Maria José de. Políticas de formação de professores: intenção e realidade. Cânone Editorial, Goiânia, 2007.

ROCHA, José Damião Trindade. Sentidos, concepções e discursos da formação de professores no Brasil no final do século XX: respingos e estilhaços na educação do Tocantins. In: DOURADO, Luiz Fernandes, OLIVEIRA, João Ferreira. (Org.). Políticas e Gestão da Educação no Tocantins: múltiplos olhares. 1ed.São Paulo: Xamã Editora, 2008, v. P769, p. 37-56

SILVA, Vantielen da Silva.; BURAK, Dionísio. A formação de pedagogos para o ensino de matemática nas Universidades Estaduais do Paraná: Reflexões iniciais. EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba - PR, p. 1859-1872, 2017. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24988_12197.pdf. Acesso em: 29 Jan 2019.

SOUTO, Nayara Mariano. Percepções de estudantes de Pedagogia em relação à própria formação matemática: um estudo com duas instituições mineiras. XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Juiz de Fora - MG, 2015. Disponivel em: http://www.ufjf.br/ebrapem2015/files/2015/10/gd7_Nayara_Souto.pdf. Acesso em: 14 Jan 2019.

SOUZA, Kelly Cristine Silva; BORGES, Marcos Francisco. A formação matemática dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a docência. XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, São Paulo - SP, 2016. Disponivel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5627_2384_ID.pdf. Acesso em: 15 Mar 2019.

TRAINA-CHACON, José‐Marcelo; CALDERÓN, Adolfo‐Ignacio. A expansão da educação superior privada no Brasil: do governo de FHC ao governo de Lula. Revista Iberoamericana de Educación Superior, v. 6, n. 17, p. 78-100, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2007287215000372. Acesso em: 18 jan 2018. DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2015.17.163

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

BRANDÃO COSTA, Ademir; FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA, Ritianne de; PINHO, Maria José de; VIZOLLI, Idemar. CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PRESENTES NAS MATRIZES DOS CURSOS DE PEDAGOGIA OFERTADOS NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 65–80, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p65-80.id633. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias