DOCENTE-FORMADORA-PESQUISADORA EM DEVIR: REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO MEDIADO POR EIXOS INTEGRADORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e030.id1039

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio de docência, Percurso formativo

Resumo

O estágio de docência no doutorado compõe a formação continuada de professoras/es que atuam nas licenciaturas. O presente texto é motivado pela seguinte questão problematizadora: Que percursos formativos são viabilizados pelo estágio de docência para as/os doutorandas/os da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)? Tem por objetivo refletir sobre o percurso formativo realizado no estágio de docência na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Trata-se de um trabalho descritivo, qualitativo e reflexivo. Os dados foram coletados por meio de observações e rodas de conversa durante as aulas, reuniões de planejamento e visita às escolas. Dentre os resultados destacamos as contribuições para o delineamento do projeto de pesquisa, considerando os conceitos incorporados, a aproximação com o objeto de estudo e a articulação com a tese. Concluímos que o estágio docência é um campo de conhecimento que congrega e articula as múltiplas experiências que fazem parte da vida e do fazer docente.

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Biografia do Autor

Kelly Almeida de Oliveira, UFMA

Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) Professora na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC)

Idemar Vizolli, UFPR

Doutorado em Educação (UFPR) Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Docente dos Programas de Pós-graduação em Educação (UFT), em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) e em Educação na Amazônia (EDUCANORTE)

José Vicente de Souza Aguiar, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professor na Universidade do Estado do Amazonas/campus Manaus (UEA) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências, em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) e em Educação na Amazônia (EDUCANORTE)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

OLIVEIRA, Kelly Almeida de; VIZOLLI, Idemar; SOUZA AGUIAR, José Vicente de. DOCENTE-FORMADORA-PESQUISADORA EM DEVIR: REFLETINDO SOBRE O ESTÁGIO MEDIADO POR EIXOS INTEGRADORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e030, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e030.id1039. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/316. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias