EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22114.id1774

Palavras-chave:

Educação Matemática, Grupos de Pesquisa, Tocantins

Resumo

Este artigo tem o objetivo de elaborar um panorama dos grupos de pesquisa em Educação Matemática no estado do Tocantins, considerando-se as linhas de pesquisa e as respectivas produções científicas dos líderes. Para isso, realizou-se uma pesquisa parametrizada na base corrente de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em que identificou-se 375 grupos de pesquisa. Considerando a formação em Educação Matemática dos líderes, chegou-se a 14 grupos que atendem ao escopo da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se utilizou o software IRaMuTeQ na realização das análises de similitude das informações referentes às linhas de pesquisa de cada grupo e da produção dos líderes no período de 2017 a 2022. Os resultados evidenciaram que a formação de professores e os processos de ensino e aprendizagem de matemática são temáticas de maior relevância nas pesquisas e produções científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Raylson dos Santos Carneiro, UFT

Doutorando em Educação (PGEDA/EDUCANORTE/UFT) Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Wander Alberto José, UFT

Doutorando em Educação (PGEDA/EDUCANORTE/UFT) Professor na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Marcos José Pereira Barros, UFT

Doutorando em Educação (PGEDA/EDUCANORTE/UFT) Professor na Secretaria Estadual de Educação do Tocantins (SEDUC/TO)

Idemar Vizolli, UFPR

Doutorado em Educação (UFPR) Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Docente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT), em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) e em Educação em Matemática Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT)

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1994.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IRaMuTeQ. Florianópolis: Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS), Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2013000200016. Acesso em: 20 set. 2022.

CARNEIRO, Raylson dos Santos; VIZOLLI, Idemar. Produções acadêmicas em educação matemática na Amazônia Legal Brasileira. Revista Exitus, v. 11, n. 1, p. 01-25, 2021. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1690 DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2021v11n1ID1690

CARNEIRO, Raylson dos Santos; LOPES, Thiago Beirigo; DIAS, Chiara Maria Seidel Luciano. Ensino de matemática na revista prática docente: uma análise de similitude com o uso do IRAMUTEQ. Revista Prática Docente, v. 7, n. 1, p. 01-22, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e35.id1586 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n1.e35.id1586

CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Diretório dos Grupos de Pesquisa – FAQ. CNPq, 2022. http://lattes.cnpq.br/web/dgp/faq/

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FESP. Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, 2022. Disponível em: https://fesp.palmas.to.gov.br/sobre. Acesso em: 08 set. 2022.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Grupos de pesquisa: limites e possibilidades na construção de novas condições para a produção do conhecimento. Motrivivência, ano XXIII, n. 36, p. 268-290, jun/2011. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p268 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p268

GUIMARÃES, Vicente José Barreto; NOMERIANO, Aline Soares; SILVA, Renalvo Cavalcante. O desmonte da educação superior pública brasileira em tempos de neofascismo e de miserabilidade da razão. In: VII Semana Internacional de Pedagogia 2020 - Maceió - AL (on-line), 2021. Disponível em: https://www.doity.com.br/anais/vii-semana-internacional-de-pedagogia-2020/trabalho/174569. Acesso em: 14 set. 2022.

MAINARDES, Jefferson. Panorama dos grupos de pesquisa de Política Educacional no Brasil. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 06, fev. 2021. http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79217 DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.79217

MAINARDES, Jefferson. Grupo de pesquisa em educação como objeto de estudo. Teoria, Métodos, Pesquisa Educacional, Cad. Pesqui. 52, 2022. https://doi.org/10.1590/198053148532 DOI: https://doi.org/10.1590/198053148532

MENDES, Tatyane. Em dúvida sobre qual curso superior escolher? Conheça cada uma das áreas do conhecimento!. Na prática.org, 2021. Disponível em: https://www.napratica.org.br/conheca-areas-do-conhecimento/. Acesso em: 16 set. 2022.

MIGUEL, Antonio; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; D’AMBRÓSIO, Ubiratan. A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, RJ, Brazil: ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, n. 27, p. 70-93, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000300006 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000300006

ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; JUNIOR, Carlos Francisco dos Santos; MEDEIROS; Nara Maria Holanda de; MEDEIROS, Lucilene Martorelli Ortiz Petin; REGIS, Cristiano Gil; BATISTA; Sylvia Helena Souza da Silva. Grupo de pesquisa como espaço de aprendizagem em/sobre Educação Interprofissional (EIP): narrativas em foco. Interface, n. 22, supl. 2, p. 1511-1523, 2018. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0674 DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0674

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2015.

SOCZEK, Daniel; ALENCASTRO, Mário. Pesquisa acadêmica em instituições de ensino particulares: desafios e perspectivas. Revista Intersaberes, v. 7, n. 13, p. 46-66, 2012. https://doi.org/10.22169/revint.v7i13.247

Downloads

Publicado

09.12.2022

Como Citar

SANTOS CARNEIRO, Raylson dos; ALBERTO JOSÉ, Wander; PEREIRA BARROS, Marcos José; VIZOLLI, Idemar. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22114, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22114.id1774. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/186. Acesso em: 22 nov. 2024.