PRÁTICAS DOCENTES E EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23013.id1498

Palavras-chave:

Educação CTS, Processos formativos, Práticas pedagógicas

Resumo

O presente artigo trata-se de uma investigação em teses e dissertações brasileiras que contemplam a formação continuada (FC) de professores de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), sob a perspectiva Ciência/Tecnologia/Sociedade (CTS). Buscou-se compreender nos trabalhos quais foram os desafios que surgiram dos processos de FC que tiveram como foco o desenvolvimento e análise de práticas pedagógicas. A partir de um levantamento bibliográfico, na base de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, foram analisadas quatro teses e três dissertações utilizando a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam para a importância do desenvolvimento de práticas docentes durante os processos de FC em CTS, pois por meio de tal ação, torna-se possível compreender as dificuldades que emergem durante a implementação dessas práticas, e entendendo as dificuldades, pode-se buscar suprimi-las, aperfeiçoando assim, a educação na área de CNT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Morgana Welke, UFFS

Mestranda em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS)

Sinara München, UFSM

Doutora em Educação em Ciências (UFSM) Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim/RS Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UFFS)

Referências

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1935/193542556003.pdf. Acesso em 08 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CABRAL, Sonia Aparecida; SEPINI, Ricardo Pereira; MACIEL, Maria Delourdes. Competências Científicas, CTS e Formação Continuada de Professores da Educação Básica. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 497-510, 2019. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/6316. Acesso em 08 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v11i2.6316

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Cortez, 2011.

FERREIRA, Franchys Marizethe Nascimento Santana; HAMMES, Care Cristina; AMARAL, Kelly Cebelia das Chagas do. Interdisciplinaridade na formação de professores: rompendo paradigmas. Revista Diálogos Interdisciplinares, v. 1, n. 4, p. 62-76, 2017. Disponível em: https://desafioonline.ufms.br/index.php/deaint/article/view/5173. Acesso em 08 jun. 2021.

GALVÃO, Cecília; REIS, Pedro; FREIRE, Sofia. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação (Bauru), v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251019937001. Acesso em 08 jun. 2021.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Fundamentos de epidemiologia, v. 398, n. 2, p. 1-13, 2010. Disponível em: http://www2.eerp.usp.br/Nepien/DisponibilizarArquivos/Levantamento_bibliografico_CristianeGalv.pdf. Acesso em: 22 jun. 2021.

GIACOMINI, Alexandre. Intervenções Curriculares na perspectiva da Abordagem Temática: avanços alcançados por professores de uma escola pública estadual do RS. 2014. 149 f. Santa Maria: Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6678. Acesso em: 22 jun. 2021.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: Formar-se para a Mudança e a Incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

KIST, Daiane; MÜNCHEN, Sinara. A Prática Docente na Educação Básica e as relações com a Educação CTS. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 4, n. 3, p. 129-144, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12117. Acesso em 22 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12117.

LACERDA, Nília Oliveira Santos; SANTOS, Wildson Pereira dos; QUEIRÓS, Wellington Pereira de. Um Panorama das pesquisas sobre formação de professores na perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS). Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, SC, 2017. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1668-1.pdf. Acesso em 08 jun. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2013.

MARQUES, Sabrina Gonçalves; MUENCHEN, Cristiane. Possibilidades e desafios para a formação permanente de educadores dos anos iniciais: uma revisão de literatura. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 411-429, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.readcube.com/articles/10.3895%2Factio.v4n3.10537. Acesso em: 20 out. 2021.

NERY, Belmayr Knopki; MALDANER, Otavio Aloisio. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. Revista Electrónica de Enseñanza de las ciências, v. 11, n. 1, p. 120-144, 2012. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_1_7_ex567.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000401106&script=sci_arttext. Acesso em 22 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144843.

NÓVOA, António. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

OLIVEIRA, Thiago Batinga. Ensino de Ciências na perspectiva CTS: concepções e práticas escolares. 2013. 96f. São Cristóvão: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013. Disponível em: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5140. Acesso em 22 jun. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. Cortez, 2000.

RITTER, Jaqueline; MALDANER, Otavio Aloisio. CTS na situação de estudo: desenvolvimento de currículo e formação de professores. Praxis & Saber, v. 6, n. 11, p. 195-214, 2015. Disponível em: https://revistas.uptc.edu.co/index.php/praxis_saber/article/view/3580. Acesso em 22 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.19053/22160159.3580.

ROSO, Caetano Castro; AULER, Décio. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação, v. 22, n. 2, p. 371-389, 2016. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e4d6/66f407aaa922c133232898f3e86f91bd7523.pdf. Acesso em 22 jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320160020007.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2002. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1295/129518326002.pdf. Acesso em 22 jun. 2021.

SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho. Foggiatto; FABRI, Fabiane. Formação continuada para professores dos anos iniciais: enfoque Ciência, tecnologia, sociedade (CTS) no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 169-190, 22 jul. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1704. Acesso em 08 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1704.

VALE, Wilka Karla Martins do. Um olhar sobre os processos de apropriação e objetivação da abordagem de questões sociocientíficas na formação de professores de ciências naturais. 2017. 155 f. Recífe: Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7435. Acesso em 08 jun. 2021.

ZIMAN, John M. et al. Teaching and learning about science and society. Cambridge University Press, 1980.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

WELKE, Morgana; MÜNCHEN, Sinara. PRÁTICAS DOCENTES E EDUCAÇÃO CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23013, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23013.id1498. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/158. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias