PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267Palabras clave:
Estado do Conhecimento, Ensino, Ciências BiológicasResumen
É notável que, no Brasil, o número de trabalhos na área de Ciências Biológicas, fruto de pesquisas em programas de pós-graduação, grupo de pesquisas, cursos de graduação, projetos de extensão ou de qualquer outro espaço científico, têm crescido consideravelmente nestes últimos anos. Em Mato Grosso, dentre diversas Instituições de Ensino Superior, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também é responsável por uma parcela das publicações. Diante disto, este trabalho de caráter bibliográfico e do tipo “Estado do Conhecimento”, tem por objetivos mapear e delinear um perfil ou tendência das publicações voltadas para o Ensino de Ciências Biológicas, e apresentadas entre 2013 e 2017 nos eventos científicos de nível estadual, em que houve a participação da Pró-Reitoria de Ensino do IFMT na organização. Os resultados obtidos demonstram que o perfil delimitado através desse estudo, têm aspectos semelhantes aos delineados pelo “Estado da Arte” da área de Ciências Biológicas, em periódicos nacionais apresentados por Sales et al. (2011), ou em dissertações e teses estudados por Teixeira e Megid Neto (2012).
Descargas
Métricas
Citas
FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas "Estado da Arte". Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013
SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT, 1, 2016, Jaciara-MT. Anais do I Seminário das Licenciaturas do IFMT/ III Seminário Integrador do PIBID IFMT/ III Seminário da Licenciatura em Ciências da Natureza. Jaciara: IFMT, 345p.
SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT, 2, 2017, Jaciara-MT. Anais do II Seminário das Licenciaturas do IFMT/ IV Seminário Integrador do PIBID IFMT/ IV Seminário da Licenciatura em Ciências da Natureza. Jaciara: IFMT, 295p.
NARDI, R. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. In: NARDI, R. (Org). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 357-412.
PALHARES, I. Programa de bolsas para professor tem redução de 14,8%. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 ago. 2017. Folha Educação. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,programa-de-bolsas-para-professor-tem-reducao-de-14-8,70001939431>. Acessado em: 22 ago. 2018.
REGO, T. C. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 325-346, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a03.pdf>. Acessado em: 12 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061843
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em
educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: < http://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf>. Acessado em: 13 jul. 2018.
SALES, A. B. et al. Tendências atuais da pesquisa em ensino em biologia: uma análise preliminar de periódicos nacionais. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 5, 2011, São Cristóvão, Ceará. Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sergipe: EDUCON, 2011. p. 1-5. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8731/2/TendenciasAtuaisEnsinoBiologia.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2018.
SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias: Universidade de Vigo. Espanha, v. 11, n. 2, p. 273-297. 2012. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.
WORKSHOP DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFMT, 4, 2014, Cuiabá. Anais do III WORKIF- Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT. Cuiabá-MT: IFMT, 2014. 1210 p.
WORKSHOP DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFMT, 4, 2016, Cuiabá. Anais do IV WORKIF- Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT. Cuiabá-MT: IFMT, 2016. 1127 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.