PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267

Palabras clave:

Estado do Conhecimento, Ensino, Ciências Biológicas

Resumen

É notável que, no Brasil, o número de trabalhos na área de Ciências Biológicas, fruto de pesquisas em programas de pós-graduação, grupo de pesquisas, cursos de graduação, projetos de extensão ou de qualquer outro espaço científico, têm crescido consideravelmente nestes últimos anos. Em Mato Grosso, dentre diversas Instituições de Ensino Superior, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também é responsável por uma parcela das publicações. Diante disto, este trabalho de caráter bibliográfico e do tipo “Estado do Conhecimento”, tem por objetivos mapear e delinear um perfil ou tendência das publicações voltadas para o Ensino de Ciências Biológicas, e apresentadas entre 2013 e 2017 nos eventos científicos de nível estadual, em que houve a participação da Pró-Reitoria de Ensino do IFMT na organização. Os resultados obtidos demonstram que o perfil delimitado através desse estudo, têm aspectos semelhantes aos delineados pelo “Estado da Arte” da área de Ciências Biológicas, em periódicos nacionais apresentados por Sales et al. (2011), ou em dissertações e teses estudados por Teixeira e Megid Neto (2012).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vívia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza

Jorge Souza de Jesus

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza

Fernando Henrique Cardoso

Mestre em Matemática Aplicada. Professor EBTT (IFMT)

Citas

FERREIRA, N. S. As pesquisas denominadas "Estado da Arte". Educação & Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT, 1, 2016, Jaciara-MT. Anais do I Seminário das Licenciaturas do IFMT/ III Seminário Integrador do PIBID IFMT/ III Seminário da Licenciatura em Ciências da Natureza. Jaciara: IFMT, 345p.

SEMINÁRIO DAS LICENCIATURAS DO IFMT, 2, 2017, Jaciara-MT. Anais do II Seminário das Licenciaturas do IFMT/ IV Seminário Integrador do PIBID IFMT/ IV Seminário da Licenciatura em Ciências da Natureza. Jaciara: IFMT, 295p.

NARDI, R. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. In: NARDI, R. (Org). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. p. 357-412.

PALHARES, I. Programa de bolsas para professor tem redução de 14,8%. Folha de São Paulo, São Paulo, 17 ago. 2017. Folha Educação. Disponível em: <https://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,programa-de-bolsas-para-professor-tem-reducao-de-14-8,70001939431>. Acessado em: 22 ago. 2018.

REGO, T. C. Produtivismo, pesquisa e comunicação científica: entre o veneno e o remédio. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 325-346, abr./jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a03.pdf>. Acessado em: 12 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022014061843

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em

educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, vol. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em: < http://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf>. Acessado em: 13 jul. 2018.

SALES, A. B. et al. Tendências atuais da pesquisa em ensino em biologia: uma análise preliminar de periódicos nacionais. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 5, 2011, São Cristóvão, Ceará. Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Sergipe: EDUCON, 2011. p. 1-5. Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/8731/2/TendenciasAtuaisEnsinoBiologia.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2018.

SOARES, M. Alfabetização no Brasil – O Estado do conhecimento. Brasília: INEP/MEC, 1989.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias: Universidade de Vigo. Espanha, v. 11, n. 2, p. 273-297. 2012. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen11/REEC_11_2_2_ex500.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2018.

WORKSHOP DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFMT, 4, 2014, Cuiabá. Anais do III WORKIF- Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT. Cuiabá-MT: IFMT, 2014. 1210 p.

WORKSHOP DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO DO IFMT, 4, 2016, Cuiabá. Anais do IV WORKIF- Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT. Cuiabá-MT: IFMT, 2016. 1127 p.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

LEMOS CARDOSO, Vívia Lúcia Juvino de; SOUZA DE JESUS, Jorge; HENRIQUE CARDOSO, Fernando. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 665–680, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/585. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.