ANÁLISE DA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O PLANO DE AULA COMO REFLEXÃO CRÍTICA DE UM PROFESSOR INICIANTE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e073.id1267

Palavras-chave:

Análise de Práticas, Formação Profissional, Análise de Plano de Aula, Educação Física Escolar

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender a prática de um professor iniciante, tomando como objeto de análise o seu plano de aula. Especificamente buscou-se identificar e analisar no plano de aula a sua trajetória pedagógica de construção, a fundamentação teórica e os desafios desse processo. Optou-se por um relato de experiência de estudo exploratório e autoetnográfico, em que as representações são postas em discussão a partir do exercício de análise crítica de um plano de aula. Esse plano de aula foi dissecado em quatro ações: descrever, informar, confrontar e reconstruir. Como resultado, observou-se a descoberta de uma contradição pedagógica que se define por uma concepção crítica da Educação Física, mas que se revela travestida de traços de tradicionalismo, esportivismo e comportamentalismo emoldurado por um discurso crítico. A partir dessa compreensão, torna-se possível reconstruir a prática e os conteúdos na Educação Física sob outro olhar.

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Biografia do Autor

Heitor Perrud Tardin, UNESP

Mestrando em Ciências do Movimento, Discente no PPG Ciências do Movimento na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Samuel de Souza Neto, UNESP

Livre-Docência na UNESP-RC, Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro), Docente no PPG de Educação (UNESP/Rio Claro) e no PPG Ciências do Movimento (UNESP)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

PERRUD TARDIN, Heitor; SOUZA NETO, Samuel de. ANÁLISE DA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: O PLANO DE AULA COMO REFLEXÃO CRÍTICA DE UM PROFESSOR INICIANTE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e073, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e073.id1267. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/361. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias