ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MATO-GROSSENSES
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1111-1123.id742Palavras-chave:
Educação profissional, Alfabetização científica, Formação cidadãResumo
A abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino procura explicitar as inter-relações entre tais elementos e se constitui como importante estratégia para a construção do conhecimento científico juntamente com a formação da consciência cidadã dos sujeitos. Neste artigo, analisam-se aspectos dessa abordagem em dois cursos técnicos em Química, subsequentes ao ensino médio de duas instituições públicas mato-grossenses. Para isso, fez-se análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos, tendo como referência a pesquisa documental e elementos da análise de conteúdo para o tratamento analítico, buscando por elementos textuais alusivos à abordagem CTS. A interpretação dos textos dos documentos demonstrou não haver a explicitação da abordagem CTS, prevalecendo a formação técnica. Contudo, é possível identificar no discurso que se extrai de fragmentos dos textos, mensagens que remetem à inquietude da formação técnica em contribuir para que se diminuam os impactos do setor produtivo industrial em questões ambientais e sociais.
Downloads
Métricas
Referências
AIKENHEAD, Glen. Educación ciencia-tecnología-sociedad (CTS): una buena idea como quiera que se le llame. Educación Química, v. 16, n. 2, p. 304-315, 2005. Disponível em: https://andoni.garritz.com/documentos/aikenhead_a_rose_by_any_other_name.pdf. Acesso em: 21maio 2020. DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2005.2.66121
AULER, Décio. Novos caminhos para a educação CTS: ampliando a participação. In: SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. (orgs). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UnB, 2011. p. 73-97.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Resolução n.º 6, de 20 de setembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 21 set. 2012, Seção 1, p. 22. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 maio 2020.
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FERNANDES, Roseane Freitas; STRIEDER, Roseline Beatriz. Dificuldades enfrentadas por professores na implementação de propostas CTS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais...Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1-9. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1953-1.pdf. Acesso em: 19ago.2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MUENCHEN, Cristiane; AULER, Décio. Configurações curriculares mediante o enfoque CTS: desafios a serem enfrentados na educação de Jovens e Adultos. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 421-434, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n3/a10v13n3.pdf. Acesso em: 19 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132007000300010
PEDRETTI, Erminia; NAZIR, Joanne. Currents in STSE Education: mapping a complex field, 40 years on. Science Education, v. 95, n. 4, p. 601-626, 2011. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.20435
PÉREZ, Leonardo Fabio Martínez. Cuestiones sociocientíficas en la formación de profesores de ciencias: aportes y desafíos. Tecné, Episteme y Didacxis, n. 36, p. 77–94, 2014. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/2913/2634. Acesso em: 25 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.17227/01213814.36ted77.94
PPC-1. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química Subsequente ao Nível Médio. Rondonópolis: IFMT, 2016.
PPC-2. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química. Rondonópolis: SECITECI, 2015.
RICARDO, Elio Carlos. Educação CTSA: obstáculos e possibilidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, nov. 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4146732/mod_resource/content/2/EDUCA%C3%87%C3%83O%20CTSA-OBST%C3%81CULOS.pdf. Acesso em: 19 ago. 2020.
RODRIGUES, José. Qual cidadania, qual democracia, qual educação? Trabalho, Educação e Saúde, v. 4, n. 2, p. 417-430, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tes/v4n2/12.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462006000200012
SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pillar Baptista. Metolodogia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, n. esp., p. 1-12, 2007. Disponível em: http://files.gpecea-usp.webnode.com.br/200000358-0e00c0e7d9/AULA%206-%20TEXTO%2014-%20CONTEXTUALIZACAO%20NO%20ENSINO%20DE%20CIENCIAS%20POR%20MEI.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 9, n. 17, p. 49-62, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647/2077. Acesso em 19 fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647
STRIEDER, Roseline Beatriz; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p27/34216. Acesso em: 02 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.