O desafio da educação inclusiva de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo sob a ótica de docentes de Rondonópolis-MT
DOI:
10.23926/RPD.2025.v10.e25001.id892Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro do Autismo, Direitos HumanosResumo
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) caracteriza-se principalmente por déficit na comunicação ou interação social que pode interferir no processo de aprendizagem dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho foi estudar a percepção dos docentes sobre o cenário da educação inclusiva de alunos com TEA nos anos finais do ensino fundamental em nove escolas do município de Rondonópolis-MT. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e os dados foram obtidos por meio de um questionário online do Google Forms. Participaram na pesquisa 27 professores e foi possível observar que a maioria não se sente qualificada para atender alunos com TEA, não está amparada por uma estrutura física, material pedagógico adaptado e nem conta com e profissionais especializados para atender alunos com essas especificidades. Percebe-se a necessidade de qualificar os docentes e estruturar as escolas para que o processo de inclusão de crianças com TEA possa ocorrer de maneira efetiva.
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