O desafio da educação inclusiva de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo sob a ótica de docentes de Rondonópolis-MT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2025.v10.e25001.id892

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Transtorno do Espectro do Autismo, Direitos Humanos

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) caracteriza-se principalmente por déficit na comunicação ou interação social que pode interferir no processo de aprendizagem dos indivíduos. O objetivo do presente trabalho foi estudar a percepção dos docentes sobre o cenário da educação inclusiva de alunos com TEA nos anos finais do ensino fundamental em nove escolas do município de Rondonópolis-MT. A pesquisa é do tipo quali-quantitativa e os dados foram obtidos por meio de um questionário online do Google Forms. Participaram na pesquisa 27 professores e foi possível observar que a maioria não se sente qualificada para atender alunos com TEA, não está amparada por uma estrutura física, material pedagógico adaptado e nem conta com e profissionais especializados para atender alunos com essas especificidades. Percebe-se a necessidade de qualificar os docentes e estruturar as escolas para que o processo de inclusão de crianças com TEA possa ocorrer de maneira efetiva.

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Biografia do Autor

Solange Rodrigues da Cruz Sanchini, Instituto Federal de Educação

Graduada em Licenciatura em Ciências da natureza (IFMT)

Thiago Ruiz Zimmer, Instituto Federal Goiano

Doutor em Química (UFG)

Professor do Instituto Federal Goiano (IFG)

Adriane Barth, Instituto Federal Goiano

Doutorado em Genética e Biologia Molecular (UESC)

Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT- campus Rondonópolis)

 

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Publicado

22.03.2025

Como Citar

SANCHINI, Solange Rodrigues da Cruz; ZIMMER, Thiago Ruiz; BARTH, Adriane. O desafio da educação inclusiva de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo sob a ótica de docentes de Rondonópolis-MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e25001, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2025.v10.e25001.id892. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/892. Acesso em: 26 mar. 2025.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias