FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1234-1255.id796

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo tem por objetivos analisar o perfil de um grupo de professores que lecionam Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal da Bahia, classificando-o de acordo com os indicadores de adequação da formação docente e discutir indicativos de uma formação compatível pedagogicamente com a etapa de ensino em discussão. Em uma abordagem qualitativa, apresentam-se e discutem-se dados de uma pesquisa de mestrado sobre Desenvolvimento Profissional. A análise foi construída com base em cinco categorias de adequação da formação. Como resultados foram encontrados 53 dos 67 docentes pesquisados com formação diversa da adequada para a área na qual estão atuando e predominância de pedagogos entre os professores que lecionam Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andrea Ribeiro, UESC

Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/UESC) Coordenadora Pedagógica (SEDUC/BA)

Luciana Sedano, FEUSP

Doutora em Educação (FEUSP) Professora Titular (DCIE/UESC)

Referências

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF. 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4024.htm. Acesso em: 13 fev. 2020.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF. 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 14 fev. 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 fev. 2020.

BRASIL. Decreto n. 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica e dá outras providências. Brasília, DF. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3276.htm. Acesso em: 2 mar. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.º 009/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF. 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/009.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CES 1301/2001, de 6 de novembro de 2001. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Ciências Biológicas. Brasília, DF. 2001, Seção 1, p. 25, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CES 1.303, 06 de novembro de 2001. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Química. Brasília, DF. 2001, Seção 1, p. 25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1303.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CES 1.304, 06 de novembro de 2001. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Física. Brasília, DF. 2001, Seção 1, p. 25. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.

BRASIL. Parecer 05/2005, de 13 de dezembro de 2005. Conselho Federal de Educação. Conselho Pleno. Estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pcp05_05.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.

BRASIL. Resolução n.º 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, DF. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 5 fev. 2020.

BRASIL. Instituições de educação superior e cursos cadastrados. 2017. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 12 mar. 2020.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. ed. Revisão técnica de Ana Maria Pessoa de Carvalho. São Paulo: Cortez, 2011.

CRYSTAL, Relatório Técnico Semestral (janeiro a julho). Departamento de Educação Básica. Secretaria Municipal de Educação. Município de Crystal. 2013

DARLING-HAMMOND, Linda; WEI, Ruth Chung; ANDREE, Alethea; RICHARDSON, Nikole.; ORPHANOS, Stelion. Professional learning in the learning profession. Washington, DC: National Staff Development Council, 12. 2009.

DARLING-HAMMOND, Linda; HYLER, Maria; GARDNER, Madelyn. Effective Teacher Professional Development. Learning Policy Institute, Palo Alto, CA, 2017. DOI: https://doi.org/10.54300/122.311

DAY, Christopher. Developing teachers: The challenges of lifelong learning. Routledge. 2002. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED434878. Acesso em: 16 abr. 2020.

DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN, Gionara; LANZ, Helza Ricarte. Educação comparada internacional: percepções sobre a formação de professores no Brasil e na Alemanha. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 24, n. 1, 74-97, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5335/rep.v24i1.6994. Acesso em: 23 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v24i1.6994

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução Joice Elias Costa. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GATTI, Bernardete. Formação inicial de professores para a educação básica: Pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18222/eae255720142823. Acesso em: 23 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255720142823

GOZZI, Maria Estela; RODRIGUES, Maria Aparecida. Características da formação de professores de ciências naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 423-449, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172423. Acesso em: 14 maio 2020. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172423

GUSKEY, Thomas; YOON, Kwang Suk. What Works in Professional Development? Phi Delta Kappan, Washington, v. 90, n. 7, p. 495-500, mar. 2009. SAGE Publications. 2009. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/003172170909000709. Acesso em: 12 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/003172170909000709

IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori; GUIMARÃES, Eliane Mendes; GALVÃO, Rozana de Medeiros Souza; LIMA, Aldeniza Cardoso de; SANTIAGO, Lucídia Fonseca; JANNUZZI, Célia Maria Lira. Um panorama dos cursos de licenciatura em ciências naturais (LCN) no Brasil a partir do 2º Seminário Brasileiro de Integração de Cursos de LCN/2010. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 6, n. 1, p. 85-93, 2011. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID134/v6_n1_a2011.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica n. 020/2014: Indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Brasília, DF: INEP, 2014.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar Brasil. 2015. Disponível em: http://inep.gov.br/censo-escolar. Acesso em: 17 jun. 2020.

LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo Revista de ciências da educação, Portugal, v. 8, p. 7-22. jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

OBSERVATÓRIO DO PNE. Proporção de docentes que possuem formação superior compatível com a área de conhecimento que lecionam: anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/metas-pne. Acesso em: 27 mar. 2020.

OCDE. Brasil no PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

PARANÁ. Conselho Estadual de Educação (CEE). Parecer CEE/CES nº 190/10. Processo n. 1157/10: Renovação do Reconhecimento do Curso de Graduação em Ciências – Licenciatura – Campus de Goioerê, PR. 2010. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Pareceres2010/CES/pa_ces_190_10.pdf. Acesso em: 12 mar. 2020.

PENA, Samira Cristina de Santana. Estudo quantitativo da carência e da formação de professores de ciências naturais para ensino fundamental. 2017. 89 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.

PEREIRA-FERREIRA, Cristiane.; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva. O ensino de ciências nas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica no Brasil: Um estudo preliminar. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – VIII ENPEC. Campinas: São Paulo, 2017. p. 1-13

RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. O curso de licenciatura em ciências naturais e a organização de seus estágios supervisionados. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 739-750, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300014. Acesso em: 4 abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-73132014000300014

RIBEIRO, A. Grupo de orientação de estudos e prática em ciências: análise sob a ótica do Desenvolvimento Profissional Docente. Dissertação de Mestrado., Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil. 2019.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

RIBEIRO, Andrea; SEDANO, Luciana. FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1234–1255, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1234-1255.id796. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/458. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias