FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1234-1255.id796Palavras-chave:
Formação de professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino de CiênciasResumo
Este artigo tem por objetivos analisar o perfil de um grupo de professores que lecionam Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal da Bahia, classificando-o de acordo com os indicadores de adequação da formação docente e discutir indicativos de uma formação compatível pedagogicamente com a etapa de ensino em discussão. Em uma abordagem qualitativa, apresentam-se e discutem-se dados de uma pesquisa de mestrado sobre Desenvolvimento Profissional. A análise foi construída com base em cinco categorias de adequação da formação. Como resultados foram encontrados 53 dos 67 docentes pesquisados com formação diversa da adequada para a área na qual estão atuando e predominância de pedagogos entre os professores que lecionam Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.
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Referências
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