O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE DIZEM PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA?

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23028.id1727

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Formação inicial de professores, Estado do Conhecimento

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que objetivou mapear dissertações da Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD) voltadas para a temática do Estágio na Formação Inicial. Versa sobre o Estado do Conhecimento (MOROSONI; FERNANDES, 2014), levando em consideração que este, a princípio, é uma busca em que a revisão da literatura se faz presente. O estudo de cunho qualitativo busca resposta para a questão: O que as dissertações evidenciam sobre o Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial de professores? Os descritores de busca foram: formação de professores, estágio supervisionado e formação inicial, com recorte temporal de 2010 a 2020. Os resultados encontrados convergem para a importância do estágio na construção de saberes e da identidade profissional, mas o currículo precisa acompanhar as necessidades formativas, dando abertura para atividades extraclasses e acompanhamento efetivo que suscite de forma concreta a parceria entre as instituições envolvidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Pereira Laranjeira, UFAM

Mestranda em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/UFAM) Secretária Escolar da SEMED (Humaitá/AM)

Vera Lúcia Reis da Silva, UNISINOS

Doutorado em Educação (UNISINOS) Professora na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH)

Referências

BARBOSA, Nayara Ferreira de Moura. O estágio na formação inicial de professores no ensino de Língua Inglesa. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2013.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 02/CP/CNE/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: CP/CNE/MEC, 2015.

CRESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício cientifico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

EUGÊNIO, Kílvia Soares de Oliveira. O estágio supervisionado na formação inicial: os laços formativos entre estágio e escola. 2015. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza – Ceará. 2015.

FADINI, Valéria Septímio Alves. Narrativas de formação: (re) trilhando experiência do estágio supervisionado em Letras – Inglês. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, out/dez, 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10 dez. 2021.

GATTI, Bernardete Angelina. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. n. 100, p. 33-46, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76164. Acesso em: 7 mar. 2022.

LEONE, Naiara Mendonça. A inserção no exercício da docência: necessidades formativas de professores em seus anos iniciais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

MARQUES, Ariana Ferreira. A formação inicial e o estágio supervisionado de um curso de Letras à distância. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2013.

MARQUES, Mario Osorio. Formação do profissional da educação. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

MENEZES, Cristiane Cruz de.; SILVA, Vera Lúcia Reis da Silva. Formação continuada de professores da Educação Básica à luz do Estado do Conhecimento. Revista Humanidades e Inovação. v 8, n.55. Agosto 2021.

Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/127. Acesso em: 17 jan. 2022.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito. Porto Alegre, v. 5, n.2, p. 154-164, jul/dez. 2014. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 23 ago. 2022.

NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa. EDUCA, 2009.

OKOLI, Chitu. Guia Para Realizar uma Revisão Sistemática de Literatura. Trad. DUARTE, David Wesley Amado. EaD em Foco, v. 9, n. 1, 3 abr. 2019. Disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/748/359. Acesso em: 2 ago. 2022.

PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1994.

RESCHKE, Maria Janine Dalpiaz. Coerência e contradição: o conteúdo e a forma no exercício da docência de didática nos cursos de licenciatura. Curitiba: CRV, 2017.

TRINDADE, Thais Pulgatti. Vivências de Estagiários de licenciaturas e contextos e contextos emergentes na educação básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2019.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

LARANJEIRA, Viviane Pereira; SILVA, Vera Lúcia Reis da. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O QUE DIZEM PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA?. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23028, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23028.id1727. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/173. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias