Imagens Conceituais Evocadas sobre Continuidade de uma Função
DOI:
10.23926/RPD.2025.v10.e25003.id1012Palavras-chave:
Imagem Conceitual, Definição Conceitual, Continuidade de uma FunçãoResumo
Este estudo teve o objetivo de apresentar uma análise das imagens conceituais evocadas por estudantes universitários acerca do conceito de continuidade de uma função. Para tanto, realizou-se um estudo diagnóstico com quinze discentes do curso de licenciatura em matemática de uma universidade pública localizada em Belém (Pará). Os sujeitos responderam a um conjunto de tarefas sobre o conceito de continuidade de uma função; suas respostas foram analisadas, conforme os pressupostos da teoria sobre Imagem e Definição Conceitual (Vinner, 1991). Evidenciou-se que as imagens conceituais dos sujeitos investigados foram pautadas, sobretudo, em uma compreensão de continuidade de funções vinculada à ideia de conectividade, inteireza, fluidez, ausência de saltos e/ou buracos em suas representações gráficas. A relação entre domínio, limite e continuidade se configurou como um fator de conflito cognitivo para grande parte dos estudantes envolvidos no estudo.
Downloads
Métricas
Referências
AMATANGELO, Miriam Lynne. Student understanding of limit and continuity at a point: a look at four potentially problematic conceptions. 2013. 112f. Dissertação (Mestrado em Artes), Bringham Young University (Utah/USA), 2013.
BRANDEMBERG, João Cláudio. ; MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio. Imagem Conceitual e Definição Conceitual: uma reflexão sobre a aprendizagem de conceitos matemáticos. In: Francisco Regis Vieira Alves; Ana Carolina Costa Pereira. (Org.). Ciências e Matemática: investigações no ensino. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, p. 15-28.
CINVESTAV, Fernando Hitt; LARA-CHAVEZ, Hector. Limits, continuity and discontinuity of functions from two points of view: that of the teachers and that of the students. In: BILLS, L (ED). Proceedings of the British Society for Research into Learning Mathematics, v. 19, p. 49 – 54, jun.1999.
CORNU, Bernard. Limits. In: Advanced Mathematical Thinking (ed. David Tall). Kluwer publications, 1991.
DENBEL, Dejene Girma. Students misconceptions of the limit concept in a first Calculus course. Journal of Education and Practice, v.5, nº34, 2014.
FREITAS, Wesley; JABBOUR, Charbel. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. ESTUDO & DEBATE, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 7 – 22, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
JAYAKODY, Gaya. University first year students’ discourse on continuous functions: A commognitive interpretation. 2015. 276f. Tese (Doutorado em filosofia) – Programa de Educação Matemática, Simon Fraser University, 2015.
JAYAKODY,Gaya; ZAZKIS, Rina. Continuous problem of function continuity. For the Learning of Mathematics, New Brunswick (Canada), v. 35, p. 8 – 14, março, 2015.
KARATAS et al. A cross-age study of students’ understanding of limit and continuity concepts. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 24, nº 38, p. 245 a 264, abril, 2011.
MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio. Um estudo exploratório sobre a imagem conceitual de estudantes universitários acerca do conceito de limite de função. 2013. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.
MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio. Teorias Cognitivas do Pensamento Matemático Avançado e o processo de construção do conhecimento: um estudo envolvendo os conceitos de limite e continuidade. 2018. 186f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, UFPA, 2018.
MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio; BRANDEMBERG, João Cláudio. Discussões sobre a relação entre limite e continuidade de uma função: investigando imagens conceituais. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 29, n.53, p. 1224 – 1241, dez., 2015.
NÚÑEZ et al. Embodied cognition as grounding for situatedness and context in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 39, p. 45 – 65, 1999.
PONTE, João Pedro Mendes da. Estudos de caso em educação matemática. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 19, n.25, p. 1 – 23, 2006.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre (RS): Artmed, 2008.
TALL, David; VINNER, Shlomo. Concept image and concept definition with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, n. 12, 1981, p. 151 – 169.
VINNER, Shlomo. Continuous functions and reasoning in college students. In Bergeron, J. (ED) Proceedings of the international conference on the psychology of mathematics education (PME), 1987, vol. 1, pp. 177 – 183.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.