EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATIVIDADE COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE NÍVEIS DE ANTROPIZAÇÃO E EROSÃO DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22036.id1225

Palavras-chave:

Investigação, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Qualidade do solo

Resumo

Esse estudo apresenta uma pesquisa qualitativa produzida a partir da execução de uma atividade com abordagem investigativa, analisando aspectos ambientais com diferentes níveis de antropização e erosão do solo. Os dados aqui expostos e discutidos foram oriundos de gravações em áudio das atividades e diário de campo do pesquisador. Por sua vez, a análise objetivou investigar como o emprego de uma atividade com abordagem investigativa pode auxiliar no aperfeiçoamento do ensino de Ciências. Os resultados demostraram componentes que apontam a contribuição da atividade no envolvimento e interesse dos estudantes nas atividades executadas, da mesma forma que favoreceu o entendimento dos conteúdos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Mendes da Silva, UnB

Doutorando em Educação em Ciências (PPGEduC) pela Universidade de Brasília (UnB) Professor na Secretaria de Educação de Minas Gerais

Neydson Soares Santana

Mestre em Ensino de Biologia,Professor na Secretaria de Educação de Goiás

Referências

AZEVEDO, Maria Cristina Pereira Stella. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, p. 15-80, 1994.

BYBEE, Rodger. Scientific inquiry and science teaching. In: Scientific inquiry and nature of science. Springer, Dordrecht, 2006. p. 1-14.

CALLISTO, Marco; FERREIRA, Wander; MORENO, Pablo; GOULART, Michael; PETRUCIO, Maurício Mello. Aplicação de um protocolo de avaliação rápida da diversidade de habitats em atividade de ensino e pesquisa (MG-RJ). Acta Limnologica Brasiliensia, v. 14, n. 1, p. 91-98, 2002.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Fundamentos Teóricos e metodológicos do ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 18, p. 765-794. 2018.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20, 2013.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; VANNUCCHI. Andréia Infatosi; BARROS, Marcelo Alves; GONÇALVES, Maria Elisa Resende; REY, Renato Casal. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2007.

DRIVER, Rosalind; ASOKO, Hilary; LEACH, John; MORTIMER, Eduardo; Scott, Philip. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química nova na escola, n. 9, p. 31-40, 2000.

ENOS-BERLAGE, Jodi. Development of a water-quality lab that enhances learning & connects students to the land. The American Biology Teacher, v. 74, n. 7, p. 471-478, 2012.

FLICK, Maria Esther Pereira. Educação Ambiental e Formação de Professores. Brasiliense. v. 27, n. 2, p. 57-63, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 259 268, 1987.

FREITAS ZOMPERO, Andréia; LABURU, Carlos Eduardo. Significados de fotossíntese apropriados por alunos do ensino fundamental a partir de uma atividade investigativa mediada por multimodos de representação. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 179 199, 2016.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

HOERNIG, Ana Marli; PEREIRA, Antonio Batista. As aulas de ciências iniciando pela prática: o que pensam os alunos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 3, 2004.

JAMES, Rebecca; OGDEN, Albert; DIVINCENZO, John. A water quality study in Rutherford County, Tennessee: student group project. Journal of Natural Resources & Life Sciences Education, v. 35, n. 1, p. 118-126, 2006.

KOOSMANN, Angelena; BRUNS, Alex; ANTHONY, Sharon. The Chemistry of natural Waters. Science Education & Civic Engagement, p. 48, 2011.

MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018.

MORAIS, Maria Boiussou; PAIVA, Maria Hilda. Ciências – ensinar e aprender. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.

PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; LEIJEN, Äli; SARAPUU, Tago. Improving students’ inquiry skills through reflection and self-regulation scaffolds. Technology, Instruction, Cognition and Learning, v. 9, n. 1-2, p. 81-95, 2012.

PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; SIIMAN, Leo; JONG, Ton de; RIESEN, Siswa; KAMP, Ellen; TSOURLIDAKI, Eleftheria. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, v. 14, n. 3, p. 47–61. 2015.

PUCHE, Helena; HOLT, Jame. Using scientific inquiry to teach students about water quality. The american biology Teacher, v. 74, n. 7, p. 503-508, 2012.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 97-114, 2011.

VIVEIRO, Alessandra Aparecida; DINIZ, Renato. Atividad ines de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em tela, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2009.

WILHELM, Pascal; BEISHUIZEN, Jos Beishuizen. Content effects in self-directed inductive learning. Learning and Instruction, v. 13, n. 4, p. 381-402, 2003.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

MENDES DA SILVA, Henrique; SOARES SANTANA, Neydson. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ATIVIDADE COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA SOBRE NÍVEIS DE ANTROPIZAÇÃO E EROSÃO DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22036, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22036.id1225. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/223. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias