ATIVIDADE INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e008.id1262

Palavras-chave:

Investigação, Ensino de Ciências, Artrópodes

Resumo

O Ensino de Ciências deve estar relacionado a uma reflexão crítica envolvendo metodologias de construção do conhecimento científico-tecnológico e suas aplicações na sociedade. A pesquisa adotou a metodologia qualitativa desenvolvida por meio da implementação de uma atividade investigativa explorando a fauna de artrópodes em diferentes habitats. Os dados aqui expostos e discutidos foram oriundos por meio de gravações em áudio das atividades e diário de campo do pesquisador. Por sua vez, a análise teve como objetivo investigar como o emprego de uma atividade investigativa pode auxiliar o aprofundamento do ensino de Ciências. Os resultados demostraram elementos que apontam a contribuição da atividade no engajamento e interesse dos estudantes nas atividades desenvolvidas, da mesma forma que favoreceu no entendimento dos conteúdos abordados. Portanto, abordagem investigativa permite que o estudante, a partir da problematização, reúna os conhecimentos que possui para produzir inferências, criar hipóteses e buscar soluções utilizando uma estratégia própria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Mendes da Silva

Mestre em Ensino de Biologia, Professor na Secretaria de Educação de Minas Gerais

Neydson Soares Santana

Mestre em Ensino de Biologia, Professor na Secretaria de Educação de Goiás

Referências

AZEVEDO, Maria Cristina Paternostro Stella de. Ensino por Investigação: problematizando as atividades em sala de Aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. 2ª reimp. (1ª ed. 2004), São Paulo: Cengage Learning, 2009. p. 19-33.

BOGDAN, Robert.C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, 1999.

BYBEE, Rodger W. Scientific inquiry and science teaching. In: Scientific inquiry and nature of science. Springer, Dordrecht, 2006. p. 1-14. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4020-5814-1_1

CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais. A problematização no ensino de ciências. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2018. p. 21-40.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: TOMSON, 2004.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20, 2013.

FONSECA, Gustavo da; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Educação Científica e Tecnológica, Curitiba, v. 1, n. 3, p. 70-92, 2008. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2008000300006

GARCIAS, Rodrigo. Silva. (2020). Argumentação e a construção de contra-argumentos em um debate sobre uma questão sociocientífica em sala de aula dos anos finais do ensino fundamental. Faculdade de educação - Universidade Federal de Minas gerais (dissertação de Mestrado), Belo Horizonte-MG.

GIACOMINI, Ana Cristina Vendrametto Varrone; PICHLER, Nadir Antônio (Orgs.). Ética em pesquisa com animais e humanos: bem-estar e dignidade. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2014. Disponível em: https://www.unoesc.edu.br/images/uploads/pesquisa/etica_e_pesquisas_bem_estar_PDF.pdf. Acesso em: 29 jan. 2022.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. ERA Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008

GONÇALVES, Renata Barbosa; Vianna, Carlos Alberto Fonseca Jardim; RODRIGUES, Marcelo Barros; SOARES, Aline De Carvalho; PAES, Luciane Alves Batista; TERRA, Ricardo Pacheco. Mapas conceituais na interdisciplinaridade: uma aula de ecologia. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 8., 2007, Caxambu. Anais. Disponível em: http://www.seb-ecologia.org.br/viiiceb/pdf/1989.pdf. Acesso em: 24 mai. 2021.

JÚNIOR, Rafael Mariani. O estudo de ecologia no ensino médio: uma proposta metodológica alternativa. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

LEITE, Germano Leão Demolin; SÁ, Veríssimo Gibran Mendes. Apostila: Taxonomia, Nomenclatura e Identificação de Espécies. Entomologia Básica. Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal De Minas Gerais. Montes Claros, 2010. Disponível em: https://www.ica.ufmg.br/wp-content/uploads/2017/06/Apostila_Entomologia_Basica.pdf. Acesso em: 07 jun. 2021.

MARCHIORI, Carlos Henrique. Técnicas de coleta e captura de insetos das ordens Diptera e Hymenoptera coletadas no estado de Goiás. Biológico, São Paulo, v.78, n.1, p.1-5, jan./jun., 2016. Disponível em: http://www.biologico.sp.gov.br/uploads/docs/bio/v78_1/marchiori.pdf. Acesso em: 07 jun. 2021.

MOREIRA, Lídia Cabral; SOUZA, Girlene Santos de; ALMASSY, ‪Rosana Cardoso Barreto. As atividades investigativas e a resolução de problemas no ensino de biologia: limites e possibilidades. Revista da SBEnBIO, p.4782- 2793, 2014. Disponível em: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0043-1.pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.‬‬‬‬‬‬‬‬

MOTOKANE, ‪Marcelo Tadeu. Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17,n. spe, p. 115-138, nov.2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172015000400115&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 02 jun. 2021.‬‬‬‬‬‬‬‬ DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s07

NOVAK, Ann M.; TREAGUST, David F. Adjusting claims as new evidence emerges: Do students incorporate new evidence into their scientific explanations?. Journal of Research in Science Teaching, v. 55, n. 4, p. 526-549, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.21429

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga. O que se fala e o que se escreve nas aulas de ciências? In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Org.). Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2018. p. 63- 76.

PAVÃO, Antonio Carlos. Ensinar ciências fazendo ciência. In: PAVÃO, Antonio Carlos; FREITAS, Denise de. (orgs.) Quanta Ciência há no Ensino de Ciências. São Carlos. EdUFSCar. 2011. 332p

PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; LEIJEN, Äli; SARAPUU, Tago. Improving students inquiry skills through reflection and self-regulation scaffolds. Technology, Instruction, Cognition and Learning, v. 9, n. 1-2, p. 81-95, 2012.

PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; SIIMAN, L. A.;JONG, T.;RIESEN, S. A. N.; KAMP, E. T.; TSOURLIDAKI, E. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, v. 14, n. 3, p. 47–61. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edurev.2015.02.003

PUCHE, Helena; HOLT, Jame. Using scientific inquiry to teach students about water quality. The american biology Teacher, v. 74, n. 7, p. 503-508, 2012. DOI: https://doi.org/10.1525/abt.2012.74.7.13

RECH, Luciana Roberta Felicetti.; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia. Revista de Educaciòn em Biología, v. 19, n. 2, p. 57-72, 2016. Disponível em: http://www.revistaadbia.com.ar/ojs/index.php/adbia/article/view/473. Acesso em 2 jun. 2021.

SASSERON, Lúcia Helena. Interações discursivas e investigação em sala e aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2018. p. 41-62.

SCARPA, Daniela Lopes; SILVA, Maíra Batistoni. A Biologia e o ensino de Ciências por investigação: dificuldades e possibilidades. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por investigação. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

SILVA, Ricardo Adaime da; CARVALHO, Gervásio Silva. Ocorrência de insetos na cultura do milho em sistema de plantio direto, coletados com armadilhas de solo. Ciência Rural, Santa Maria, v.30, n.2, p. 199-2003, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-84782000000200001

WILHELM, Pascal; BEISHUIZEN, Jos Beishuizen. Content effects in self-directed inductive learning. Learning and Instruction, v. 13, n. 4, p. 381-402, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0959-4752(02)00013-0

WILSEK, Marilei Aparecida Gionedis; TOSIN, João Angelo Pucci. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas. Portal da Educação do Estado do Paraná, p. 1686-8, 2009.

ZÔMPERO, Andreia de Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Implementação de atividades investigativas na disciplina de ciências em escola pública: uma experiência didática. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 675-684, 2016.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

MENDES DA SILVA, Henrique; SOARES SANTANA, Neydson. ATIVIDADE INVESTIGATIVA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e008, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e008.id1262. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/256. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias