DIGA COMO ENSINAS, DIREI QUEM ÉS: PODCASTS E LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO REMOTO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22049.id1447

Palavras-chave:

Narrativas e experiências de aprendizagem, Ensino Emergencial. Língua Estrangeira. Podcasts., Língua Estrangeira, Podcasts

Resumo

Neste texto constam experiências laboradas entre março de dois mil e vinte e junho de dois e vinte e um, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Delinearam-se na seara da disciplina de Língua Espanhola IV. Ante a impossibilidade da vivência pedagógica presencial emergiu a pergunta: Como abordar o ensino de Língua Espanhola com jovens e adolescentes, na vigência do Ensino Remoto Emergencial, desde uma perspectiva dialógica e significativa? Elegeu-se como método para a investigação da prática em sala de aula a Pesquisa Narrativa (CLADINNIN; CONNELLY, 2011). As respostas apresentadas por participantes da pesquisa facultam afirmar que a abordagem elaborada se pautou na dialogia e logrou alcançar/tocar a estudantes, porquanto constitui-se como experiência. É factível afirmar que dotaram de significados a produção de Podcasts no percurso em que se dedicavam a aprender a Língua Espanhola, como segunda Língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giseli Gomes Dalla-Nora, UFMT

Doutora em Educação (UFMT) Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS)

Edson Gomes Evangelista, UFMT

Doutor em Educação (UFMT) Professor de Linguagens no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/IFMT)

Referências

BAKHTIN, Michail. Estética da criação verbal. 2ª. ed. Trad. do francês de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, em formato eletrônico, 1997.

BAKTHIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Martins Fontes, 2011.

CALVINO, Ítalo. Por que ler os clássicos. Editora Companhia das Letras, 2007.

CLANDININ, Jean.; CONNELLY, Michel. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DAY, Christopher. Formar Docentes: Cómo, cuándo y en qué condiciones aprende el profesorado. Narcea, Madrid: 2005.

FONTOURA, Helena Amaral de. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 28, n. 68, p. 297-310, 2019. DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v28i68.8391

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. 13ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índices. Tradução de Ênio Paulo Giachini. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

MACHADO, Antonio. Caminante, no hay camino. Quimantú, 1973.

MATURANA, R. Humberto. A Ontologia da Realidade. Organizadores: Cristina Magro; Miriam Graciano; Nelson Vaz. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

MARCUSCHI, Luiz Antônio et al. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. Gêneros textuais e ensino, v. 2, p. 19-36, 2002.

MÉLICH, JOAN-CARLES. Del extraño al cómplice: la educación en la vida cotidiana. Barcelona: Anthropos, 1997.

Downloads

Publicado

01.05.2022

Como Citar

DALLA-NORA, Giseli Gomes; GOMES EVANGELISTA, Edson. DIGA COMO ENSINAS, DIREI QUEM ÉS: PODCASTS E LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO REMOTO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22049, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22049.id1447. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/236. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias