LER É CIVILIZADO, ESCREVER É BÁRBARO: CONSTRUÇÕES TEXTUAIS COM ADOLESCENTES APRENDENTES EM TEMPOS PANDÊMICOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e094.id1291

Palavras-chave:

Ensino Emergencial, Produção de Textos, Sequência Didática

Resumo

De repente, não mais que de repente, fez-se necessário o ensino emergencial virtual, de noite para um dia, não mais presença pessoalizada nas interações face a face, corporificadas em sala de aula. Ante a conjuntura ensejada pelo pandêmico, como mobilizar discentes adolescentes para produzirem textos, excogitarem e se apropriarem do próprio processo de escrita? Da necessária e urgente resposta a esta indagação erigiu-se a experiência narrada aqui. Buscou-se, por meio de uma sequência didática, co-construir com estudantes do Ensino Médio integrado a Cursos Técnicos, artigos de opinião de modo que com a edição, reescrita, apropriação metalinguística e publicitação, ensejaram a produção de vídeos compartilhados em diferentes redes sociais. A produção enunciada foi factível porque as relações docente/discentes se ampliaram e adquiriram o propósito político, converteu-se em ato político com vistas a alcançar outros adolescentes aprendentes em contextos de escolas públicas.

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Biografia do Autor

Edson Gomes Evangelista, IFMT

Doutor em Educação, Professor de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas no IFMT, Campus Bela Vista, Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN/IFMT)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

GOMES EVANGELISTA, Edson. LER É CIVILIZADO, ESCREVER É BÁRBARO: CONSTRUÇÕES TEXTUAIS COM ADOLESCENTES APRENDENTES EM TEMPOS PANDÊMICOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e094, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e094.id1291. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/305. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias