(RE)CONSTITUTION OF THE MATHEMATICS TEACHER’S PROFESSIONAL PRACTICE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22056.id1512

Palavras-chave:

Formação inicial, Formação continuada, Práticas profissionais docentes, Aprendizagem profissional, Professional learning

Resumo

Este estudo bibliográfico tem como objetivo investigar aspectos influenciadores na constituição e modificação da prática do professor que ensina matemática. Com a realização de duas buscas no Portal de Periódicos da Capes, uma com os termos futuro professor e matemática e outra com prática professor e matemática, foram selecionados 24 artigos cuja análise de palavras-chaves e os objetivos originaram indutivamente três temáticas: i) Formação inicial e continuada de professores; ii) Ambientes colaborativos; e iii) Recursos didáticos e tecnológicos. Os resultados sugerem que ambientes colaborativos, nos quais professores e futuros professores podem interagir e compartilhar conhecimentos, crenças e experiências, compõem a essência dos processos de constituição e mudança da prática do professor. Conclui-se, assim, que ações colaborativas devem ser promovidas na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, porque permitem repensar aspectos da prática docente e o próprio sentido da matemática, em uma perspectiva social de aprendizagem profissional docente.

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Biografia do Autor

Eduardo Pereira de Oliveira Rossa, UNESPAR

Master in Mathematics Education (UNESPAR) Teacher of Basic Education in the state of Paraná

Everton José Goldoni Estevam, UNESPAR

PhD in Science Teaching and Mathematics Education (UEL) Adjunct Professor at the State University of Paraná (UNESPAR) Professor of the Graduate Program in Mathematics Education (PRPGEM/UNESPAR)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

OLIVEIRA ROSSA, Eduardo Pereira de; GOLDONI ESTEVAM, Everton José. (RE)CONSTITUTION OF THE MATHEMATICS TEACHER’S PROFESSIONAL PRACTICE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22056, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22056.id1512. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/243. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias