(RE)CONSTITUTION OF THE MATHEMATICS TEACHER’S PROFESSIONAL PRACTICE
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22056.id1512Palavras-chave:
Formação inicial, Formação continuada, Práticas profissionais docentes, Aprendizagem profissional, Professional learningResumo
Este estudo bibliográfico tem como objetivo investigar aspectos influenciadores na constituição e modificação da prática do professor que ensina matemática. Com a realização de duas buscas no Portal de Periódicos da Capes, uma com os termos futuro professor e matemática e outra com prática professor e matemática, foram selecionados 24 artigos cuja análise de palavras-chaves e os objetivos originaram indutivamente três temáticas: i) Formação inicial e continuada de professores; ii) Ambientes colaborativos; e iii) Recursos didáticos e tecnológicos. Os resultados sugerem que ambientes colaborativos, nos quais professores e futuros professores podem interagir e compartilhar conhecimentos, crenças e experiências, compõem a essência dos processos de constituição e mudança da prática do professor. Conclui-se, assim, que ações colaborativas devem ser promovidas na formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, porque permitem repensar aspectos da prática docente e o próprio sentido da matemática, em uma perspectiva social de aprendizagem profissional docente.
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