CONTRIBUIÇÕES DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO PROEJA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.e031.id1362Palavras-chave:
Língua Inglesa, Proeja, Aplicativo MóvelResumo
A presente pesquisa teve como objetivo compreender as possíveis contribuições de um aplicativo móvel para o ensino e a aprendizagem da Língua Inglesa no PROEJA. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a observação direta, o questionário e o diário de campo, sendo a pesquisa realizada com alunos do ensino médio integrado na modalidade EJA de um Instituto Federal. Os dados foram analisados sob a perspectiva de Bardin (2016), através da qual emergiram três categorias finais, quais foram: i) o processo de ensino e aprendizagem da LI e as contribuições das TICs; ii) o aplicativo móvel no contexto dos fatores emocionais; iii) uma nova forma de ensinar e aprender inglês. Constatou-se, assim, que o uso educacional do aplicativo contribuiu para a manutenção e elevação de fatores como: segurança, motivação e autoestima, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e atrativo.
Downloads
Métricas
Referências
ANJOS, Flávius Almeida dos. Ensinar e aprender inglês e a descentralização do falante nativo. Rev. EntreLínguas, Araraquara, v. 5, n. 1, p. 57-62, 2019. https://doi.org/10.29051/el.v5i1.12603
ARAGÃO, Rodrigo. Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 295-320, 2008. https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200003
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 6. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
CARLOS, José; BARRETO, Vera. Um sonho que não serve ao sonhador. In: BRASIL. Ministério da Educação. UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF, jun. 2006.
FERREIRA, Aline Fontes; VIANA, Gilvania Clemente; CORREIA, Silvia Letícia Costa Pereira; SANTOS, Tarcis Carvalho. A pesquisa aplicada em educação: uma experiência de intervenção na educação básica de salvador/ba. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2014, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2014, p. 1-14. Disponível em: http://docplayer.com.br/8183741-A-pesquisa-aplicada-em-educacao-uma-experiencia-de-intervencao-na-educacao-basica-de-salvador-ba.html. Acesso em: 16 nov. 2021.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005.
LEFFA, Vilson John. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: LEFFA, Vilson John (org.). Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006.
LEFFA, Vilson John. Língua estrangeira: Ensino e aprendizagem. 2. ed. Pelotas: EDUCAT, 2016.
MELO, Manoel Alves Tavares de. Eficiência do uso do aplicativo Duolingo no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa em uma turma da Educação de Jovens e Adultos. 2017. 64f. Dissertação (Mestrado profissional em linguística e ensino) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9578/2/arquivototal.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 3. ed. Campinas: Papirus, 2007.
MOURA, Adelina. Aprendizagem Móvel e ferramentas digitais para inovar em sala de aula. In: SOUZA, K. P.; RIBEIRO, R. A.; SANTIAGO, C. T.; AMORIM, R. F. (org.). Jornadas Virtuais: Vivências e Práticas das Tecnologias Educativas. Fortaleza: SEDUC; IBICT, 2016.
MOURA, Dante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. PROEJA: Entre desafios e possibilidades. HOLOS, v. 2, n.2, p. 114-129, 2012. https://doi.org/10.15628/holos.2012.914
NASCIMENTO, Karoline Costa. O uso de aplicativos móveis como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/12046/1/Arquivototal.pdf. Acesso em 16 nov. 2021.
PAIVA, Vera Menezes Oliveira. Diários online na aprendizagem de língua inglesa mediada por computador. In MARI, Hugo et al. (org.). Fundamentos e Dimensões da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Carol Borges: 1999.
PAULA, Luciane Guimarães de. Dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa: contribuições para a formação de professores de línguas. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 11, n. 20, p. 910-918, 2015.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: http://curitiba.ifpr.edu.br/wpcontent/uploads/2016/05/História-e-política-da-educação-profissional.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.
RODRIGUES, Sarah; SILVA, Jackelliny. EnglishGap: aplicativo móvel para o ensino de Língua Inglesa. 2014. 100f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: http://ww5.ead.ufrpe.br/ppgteg/pdf/2015/dissertacoes/Sarah_Jackelliny.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.
SANTOS, Jardel Coutinho dos; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Não sei de onde vem essa timidez, talvez um medo de parecer ridículo: um estudo sobre a timidez e a produção oral de alunos de inglês. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 17, n. 2, p. 25-40, 2018.
SILVA, Andressa Henning; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 17, n. 1, p. 75-90, 2015.
SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Ensino de Língua Inglesa na era da informação e conhecimento: interatividade, aprendizagem e tecnologia no desenvolvimento da competência comunicacional. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v.1, n. 1, p. 1-11, 2011.
SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Estudos Linguísticos e Literários, v.1, n. 52, p. 231-256, 2015.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.