SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515

Palavras-chave:

Formação Inicial, Saberes Docente, Biologia

Resumo

Os saberes docentes são determinantes na atividade do professor. Diversos autores evidenciam os conhecimentos considerados necessários ao professor para saber ensinar, o que nos remete a uma formação inicial contextualizada e fundamentada, em que a prática pedagógica constitui ponto de partida para a compreensão dos fenômenos que ali se apresentam. O objetivo dessa pesquisa foi compreender quais saberes docentes estão presentes nos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Amazonas. Como metodologia de análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário com 20 licenciandos do curso de Ciências Biológicas. Os resultados desta pesquisa revelam a presença da identidade docente, os saberes experienciais e o processo de formação profissional. Dessa forma, a construção do conhecimento é o resultado do conjunto de etapas, que ocorre a todo momento durante a formação do professor.

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Biografia do Autor

Hiléia Monteiro Maciel Cabral, UFMT

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Cirlande Cabral da Silva, UFSM

Pós doutorado em Educação em Ciências (UFSM) Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Cleusa Suzana Oliveira de Araujo, INPA

Doutorado em Biologia pelo (INPA) Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

MACIEL CABRAL, Hiléia Monteiro; CABRAL DA SILVA, Cirlande; OLIVEIRA DE ARAUJO, Cleusa Suzana. SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 669–684, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/528. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias