DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA E A CIÊNCIA ENVOLVIDA NO ESTUDO DE SATÉLITES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e037.id1054

Palavras-chave:

Educação Científica, História da Ciência, Física Espacial, Desenvolvimento Tecnológico

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar atividades de divulgação científica que foram realizadas sobre o estudo dos satélites e conhecimentos de física aeroespacial e de tecnologia. As apresentações feitas envolveram tópicos de História da Ciência e da Tecnologia, de modo a tornar mais compreensível o processo de desenvolvimento científico. Essas atividades foram planejadas tendo como eixo temático a ciência e a história envolvida na corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, no contexto da guerra fria, no século XX, bem como a importância das pesquisas realizadas no setor aeroespacial para o desenvolvimento econômico e social das nações nos dias de hoje. Em algumas apresentações foram coletados dados por questionários que foram elaborados para poder compreender os impactos educacionais das ações implementadas. Os resultados das atividades realizadas mostram algumas possibilidades para incentivar jovens estudantes para o estudo de áreas como física, matemática, computação, astronomia e astronáutica.

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Biografia do Autor

Yeté Abunã Marques Labarca, IFSP

Licenciando em Física pelo IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, USP

Doutor em Física pela USP (1996) Docente do IFSP-Caraguatatuba na categoria de professor titular

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

MARQUES LABARCA, Yeté Abunã; PLAZA TEIXEIRA, Ricardo Roberto. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO DE FÍSICA E A CIÊNCIA ENVOLVIDA NO ESTUDO DE SATÉLITES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e037, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e037.id1054. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/323. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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